sábado,27 abril, 2024

China: Empresas da indústria e de tecnologia têm seu pior trimestre

As empresas de tecnologia e a indústria da China, ao final da temporada de balanços do segundo trimestre, tiveram seu pior período em termos de crescimento. A desaceleração é refletida também pelos indicadores econômicos mais recentes.

Com a política Zero-Covid da China, companhias como o Alibaba (BABA34) tiveram uma retração no seus indicadores de crescimento pela primeira vez.

A varejista chinesa mostrou um aperto no número de receita líquida, sendo um dos principais emblemas das quedas de ações de empresas chinesas. Desde o início de julho, foram cerca de 19% de queda nos papéis na NYSE.

Ainda no e-commerce, foi registrado o menor crescimento de receita líquida da história da JD.Com. A companhia vem logo atrás do Alibaba e é a segunda maior varejista da China. Na Nasdaq, os papéis caem somente 3,7% desde o início de julho, por conta de um rali recente. Desde o início do ano, a queda é de 7%.

Além disso, a Tencent  – holding de games detentora de títulos como League of Legends (LoL) e PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) – também mostrou sua primeira retração no indicador de vendas trimestrais.

A companhias de games soma 28% de baixa nas suas ações no acumulado de 2022, apesar da alta recente. Nos últimos 30 dias, foram 7,8% de alta na bolsa de Hong Kong, onde a empresa é listada.

Essas empresas de tecnologia sofreram em meio a um trimestre que contemplou uma condução mais dura da política sanitária chinesa. Isso pois, no último mês do trimestre, em junho, a China optou por mais fechamentos para testagens em massa.

Em Xangai, por exemplo, foram sete dos 16 distritos que adotaram a política de testagem em massa após um aumento de infecções pelo novo coronavírus.

Além das techs, indústria da China sofre

Afora as companhias de tecnologia, o lucro industrial da China de janeiro a julho registrou queda anual de 1,1%, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas da China. Contudo, os dado mostram que, em julho, a baixa foi de 12% no comparativo com igual período do ano anterior.

Além disso, a indústria da China teve quase 25% de queda nesse indicador no comparativo com junho, dado que julho totalizou 622,7 mil milhões de yuans em lucro para as companhias do setor.

“A China enfrenta altos níveis de custo e mostra uma demanda de mercado insuficiente para alguns setores e crescente pressão operacional. Enquanto isso, o ambiente doméstico e internacional se tornou mais complexo e grave”, disse Zhu Hong, em comunicado do Departamento Nacional de Estatísticas da China.

PMI e PIB encolhem

Nos indicadores, o PMI da China foi de 49 na última leitura, ao fim de julho – abaixo da média das projeções.

Em termos de crescimento, o Produto Interno Bruto (PIB) do dragão asiático mostrou 0,4% de crescimento na última leitura, também de julho. O número faz um comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

Assim, no último trimestre o PIB da China caiu 2,6%, ante projeções de 1,5% de desaceleração.

Fonte: Suno

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados