sábado,11 maio, 2024

Como reter a atenção do consumidor no comércio digital

Os três principais fatores que motivam as compras no e-commerce são: preço, praticidade e promoções. De acordo com a pesquisa Consumer Trends 2023, feita pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 73% dos consumidores consideram o preço mais acessível no comércio digital  do que nas lojas físicas. Mesmo assim, ainda há segmentos em que as pessoas não comprariam pela internet, como: óculos, colchões e medicamentos. Com foco nisso, a STANDOUT, empresa referência em inteligência em trade marketing digital, explica como reter a atenção do consumidor no comércio digital e, consequentemente, aumentar vendas.

Uma forma de incentivar e conquistar a confiança de consumidores junto a produtos que “talvez não sejam comprados pela internet” é investir em ações que  melhoram o atendimento do shopper no e-commerce. Entre elas está a disponibilização de informações de maneira clara, como explica Emerson Spina, COO da empresa. “A descrição do produto deve ser aliada na experiência de venda. Explicações bem detalhadas, a fim de evitar que o cliente em potencial saia do site, abandone o carrinho, compre em outro comércio digital ou então, que acabe comprando de uma marca concorrente, pode ser evitado com o uso de recursos multimídias, por exemplo”. 

Para o executivo, esse é um modo de como marcas e indústrias, junto a e-commerces parceiros, podem entregar uma descrição mais rica dentro do comércio digital. “O uso de textos que eliminem as dúvidas mais frequentes sobre o produto, imagens que ilustram forma de uso, e até mesmo infográficos são de grande valia e servem como uma forma de enriquecer a experiência de venda ao consumidor”, explica Spina.

O uso de vitrines digitais interativas otimizam a jornada de compra do shopper com o objetivo de proporcionar uma comunicação assertiva, experiência positiva e personalizada, pois nela contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto. “Elas geram mais interesse e engajamento durante a navegação e por isso resultam mais conversão em vendas, um aumento que pode chegar a 60%.”, finaliza o COO da STANDOUT.

Com 350 clientes, entre eles grandes nomes como: Coca-Cola, Kimberly Clark, Vedacit, Kellog´s, Ferrero, Groupe SEB, Reckitt, Abbott e Eurofarma e  com mais de 300 grandes comércios digitais com potencial para intensificar as vendas, a STANDOUT é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em  layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces. 

Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a STANDOUT coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos varejos digitais para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias.

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