Diante dos inúmeros desafios do mercado, é fundamental que a classe produtora seja assertiva em todas as decisões e operações. Para ajudar nesse árduo processo, a GAtec, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, de Piracicaba/SP, apresenta durante a 18° edição da Bahia Farm Show, que acontece de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste Baiano, sua nova área de atuação dedicada especificamente para eficiência na automação agrícola, a qual tem Sandro Morete como diretor responsável.
Em seu conceito, automação é umsistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. Este sistema faz uso de técnicas computadorizadas e ou equipamentos com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os procedimentos produtivos dos mais diversos setores. A ideia é agilizar as tarefas com a mínima interferência humana.
De acordo com Roberto Rodrigues, diretor comercial da GAtec, a criação dessa nova área na empresa surgiu a pedido dos clientes. Afinal, o grande desafio da automação é que atualmente existem muitos dados, porém os mesmos não são convertidos em informações. “Vamos ajudar nessa dor, nessa necessidade, por isso criamos uma área na qual vamos reunir toda essa automação já conhecida no mercado e passaremos a oferecer aos nossos clientes de maneira homologada, agilizando no processo de avaliação e escolha. Essa é mais uma novidade que a GAtec fornecerá aos clientes, principalmente aqueles que necessitam dessa tecnologia/processo”, destacou.
Segundo Morete, hoje uma oportunidade em fazendas ou agroindústrias é que muitos equipamentos têm a possibilidade de serem automatizados, mas por desconhecimento, são subutilizados. “Nossa solução é nessa linha, mostrar as possibilidades de serem mais eficientes. Vamos fazer essa consultoria baseada em uma tecnologia embarcada, identificando os problemas e sugerindo as melhores soluções em forma de informações”, pontuou.
Eficiência da porteira para dentro
Para ter uma boa margem de lucro, a classe produtora tem que melhorar sua produtividade e diminuir as perdas, e isso só é possível com uma boa gestão. Como não é possível ter controle sobre preços e vendas no mercado, surge a importância e a necessidade do planejamento das atividades e custo para justamente medir essas variáveis e ajudar na tomada de decisão.
Conforme destaca Rodrigues, para esse momento do mercado de cautela é necessário planejamento apurado. “Como os produtos agrícolas são commodities, o produtor não dita a regra e não tem controle sobre isso. Somente com uma boa gestão e ferramentas eficientes, é possível minimizar os riscos, as perdas e ajustar o processo”, reforçou.
Além disso, é fundamental levar em conta o benchmarking do mercado de processos e de atividades, ou seja, saber qual a média dos outros produtores vizinhos, quanto estão gastando e sendo eficientes em suas respectivas propriedades. “Ter essa troca de informações é muito importante, é algo que a classe produtora faz bem e deve continuar nessa cooperação mútua”, disse o diretor.
Mais soluções
Durante a Bahia Farm Show, os visitantes também poderão, no estande da GAtec, ter acesso a todo o portfólio de soluções da empresa. Entre suas tecnologias, estão as ferramentas de gestão agroindustrial (SimpleFarm), de extração de dados (SimpleViewer), e outras, como gestão de armazéns (Operis) e gestão por mapas (Mapfy), com uma plataforma de desenvolvimento robusta e inovadora, além de parcerias com grandes players de tecnologia do mercado. “Continuamos com o mesmo ideal de fazer a diferença na entrega de produtos e serviços, buscando as mais eficientes alternativas e tecnologias para que os nossos clientes consigam obter os melhores resultados possíveis”, finalizou Rodrigues.
A feira
A Bahia Farm Show nasceu em 2004 com o objetivo de posicionar o Oeste da Bahia como um importante polo para grandes empresas, produtores e empreendedores. Desde então, tem se destacado como uma referência internacional em oportunidades entrando para o top 3 em volume de negócios no Brasil. Em 2023 a feira contou com 420 expositores e 100 mil visitantes, gerando mais de R$ 8 bilhões em negócios.
Sobre – A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio, como softwares agrícolas. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes que somam 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br