Federação das Indústrias (FIESC) participa do congresso mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona, de 14 a 17 de novembro. A cidade espanhola é uma referência na área, especialmente em planejamento urbano. No evento, a FIESC está sendo representada pelo presidente da Câmara de Smart Cities da entidade, Jean Vogel.
Vogel destaca que essa é uma área que oferece inúmeras oportunidades e Santa Catarina pode liderar o tema no país. “Temos uma indústria competitiva, espírito empreendedor e um setor de tecnologia e inovação que é referência nacional. Falta apenas que o tema se torne uma missão de estado, unindo não apenas gestores públicos, mas toda a sociedade. E a hora para fazer isso é agora”, afirma.
Jean explica que Barcelona passou por uma crise econômica na década de 1980, época em que passou a investir em infraestrutura, tendo como um dos pilares os Jogos Olímpicos de 1992, evento que estimulou a reestruturação da cidade. “A partir de então, foi se transformando em um polo de economia criativa, tendo como epicentro o 22@ – um distrito que abriga diversas empresas de tecnologia e que segue crescendo, se desenvolvendo, atraindo e retendo talentos e investimentos, como é o caso do centro de inovação de design de chips da Cisco”, salienta.
Nessa edição, o Congresso reúne empresas e pessoas de mais de 700 cidades e de 30 países. Além da exposição de produtos e serviços, o evento oferece diversos conteúdos, organizados por salas e temas, como cases, aplicações técnicas e visões políticas e estratégicas. “Uma cidade inteligente se faz a partir das pessoas e da observação de suas necessidades, como empresas e lojas fazem com seus clientes. Estudar seu ‘cliente’ e entender o que ele precisa é imprescindível, pois cidades inteligentes são aquelas que põem a vida no centro de todas as decisões”, ressalta o presidente da Câmara.
MBI Smart Cities: No dia 21 de novembro, às 18h30, a FIESC realiza o Smart Talks, um fórum que vai reunir experts na área de cidades inteligentes. O evento ocorre na Academia FIESC de Negócios, em Florianópolis, e marca o lançamento de uma pós-graduação inédita nesta área, oferecida pelo UniSENAI em parceria com a Câmara de Smart Cities da entidade.