segunda-feira,23 setembro, 2024

Parabéns, gamer! O nosso dia chegou

Dia 29 de agosto era uma data comum até o ano de 2008. Mas graças a um grupo de revistas espanholas especializadas em jogos, o dia 29 de agosto passou a ser conhecido como o Dia Internacional do Gamer, como forma de homenagear os aficionados pelo mundo dos games que não para de crescer a cada ano – Sim, esse universo está buffado e eu posso provar.

Só no Brasil, essa indústria tem apresentado resultados expressivos nos últimos anos, com um crescimento de 169%. Em 2019, o número de estúdios no nosso país era de 375, e agora, em 2022 é de 1009, segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos.

Como esperado, com o distanciamento social de covid-19, os jogos eletrônicos passaram a ser uma alternativa ainda mais viva de entretenimento, no entanto, esse aumento no mercado de games não se baseia apenas nessa ideia. A integração com diversas plataformas digitais, a variedade de títulos e a melhor definição substituiu as imagens pixeladas e interações limitadas, tornando a experiência do jogador mais inovadora, acessível e gostosa. O que justifica o fato de mundialmente por volta de 3 bilhões de pessoas terem o hábito de jogar no celular, no computador ou no videogame, sendo 95 milhões de jogadores só no Brasil que, inclusive, no ranking mundial ocupa o quinto lugar.

De acordo com a Newzoo, estima-se que até 2023 mais de 3 bilhões de pessoas irão fazer parte da chamada “comunidade gamer”. Um cenário ainda mais potente é previsto, em que até 2024 a indústria de games chegue a alcançar US$ 222 bilhões ao ano.

Comunidade de videogames continua firme mesmo após a fase mais aguda da pandemia de covid-19 (Imagem: Sean Do/Unsplash)

Junto do aumento no universo de gamer, também é importante evidenciar a maior aquisição de computadores desde a pandemia, que exigiu uma adaptação urgente e estabeleceu uma nova relação com os computadores dentro de casa, em que as pessoas desde então passam mais horas conectadas. Tal afirmação foi constada pela Kantar que fez uma pesquisa em novembro de 2021, encomendada pela Dell e Intel Brasil, entrevistando mil pessoas de 18 a 64 anos. Entre os entrevistados, mais da metade (50,4%) afirma ter comprado um computador desde o início da contaminação de covid-19, dos quais: 37,2% trocaram o equipamento antigo por um novo; 9% trocaram o PC e ainda compraram um novo (ou mais de um); e 4,2% adquiriram o primeiro computador, sendo o notebook modelo preferido, citado por 81% dos entrevistados.

De cada dez entrevistados, oito (78,4%) afirmam ter aumentado o tempo médio de uso dos computadores desde o início da pandemia e pensam que essa dinâmica veio para ficar. Sobre os acessos no computador: 60% alargaram o tempo de uso das redes sociais; 58% utilizam para estudo; 54% usam para trabalho; 53% aproveitam para entretenimento (séries e filmes) e 41% se divertem com jogos.

Isso gera uma imensidão de oportunidades para as empresas desenvolvedoras de games e para as marcas, mas não adianta sair por aí patrocinando todo jogo sem uma estratégia definida, é preciso ter identificação com o seu público. Já para os consumidores, esse é o melhor momento para ser gamer!

Para aproveitarem essa data, a Intel traz nesta ano ano a quarta edição do Gamer Days, com ofertas nas principais marcas do mercado para ajudar a equipar os setups gamer. O Intel Gamer Days, terá início no dia 25 de agosto e seguirá até o dia 4 de setembro com ofertas exclusivas para o público gamer.

Aos gamers e geeks, aproveitem o nosso dia, usufruam das vastas opções que o mercado oferece hoje e divirta-se com sua família, amigos e por que não solo, não é mesmo? Agora, para os que não curtem jogos, só tenho a dizer: F.

Por: Giovana Gaiolli 

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados