segunda-feira,23 setembro, 2024

Adequação à LGPD ainda é baixa no País

Em vigor desde novembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como principal objetivo proteger os dados pessoais de pessoas físicas. Dentre suas sanções, está prevista multa que pode chegar a 2% do faturamento anual, por infração. 

Mesmo com as punições, a maioria das empresas brasileiras não se adequou à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo pesquisa publicada pelo portal LGPD Brasil, em maio deste ano, apenas 16% se adaptaram à legislação. O levantamento, que escutou mais de 500 empresas, revelou que 84% acreditam que não estão preparadas para se adequar à lei e 74% dizem que o melhor caminho é contratar empresas terceirizadas para realizar a adequação. 

“A LGPD cria um ambiente seguro tanto para consumidores quanto para lojistas e demais empresas. A proteção dos dados é fundamental para quem deseja criar um negócio que conquiste a confiança do cliente e também respeite sua privacidade”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. 

Ainda de acordo com o dirigente, dentre as micro e pequenas empresas, que representam 97% dos empreendimentos do país, a maioria não possui recursos nem orientações necessárias para ficarem em conformidade com a lei.

Para tentar auxiliar esses empresários, e também os de maior porte, a CDL/BH lançou uma consultoria especializada para os associados da entidade com valor abaixo do mercado. Em parceria com o escritório Grossi Law, os participantes aprenderão a validar os processos internos da empresa, criar documentos obrigatórios para caso de fiscalização, eliminar os focos de risco para ocorrência de multas e indenizações e fortalecer a imagem da empresa junto a seu público. 

“A consultoria da CDL/BH é focada em módulos com tempo delimitado. Nela a empresa terá a oportunidade de solucionar dúvidas e também receberá as orientações sobre o que é preciso fazer para estar em adequação no seu caso específico. Não importa o porte da empresa ou do grupo, todos estão sujeitos às penalidades em caso de não cumprimento da LGPD”, reforça Souza e Silva. (Com informações da CDL/BH)

Por: Diário do Comércio

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