sábado,21 setembro, 2024

Tribunal de Contas de Mato Grosso promove ações em comemoração ao mês do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é utilizada como uma forma de reforçar os alertas à sociedade referente aos perigos de negligenciarmos os cuidados com o planeta em que vivemos.

A data foi escolhida porque no dia 05 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo, sendo a primeira conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o ambiente humano. A partir disso, segundo o calendário da ONU, a data consta como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para complementar, em 1981, foi criada a Semana Nacional do Meio Ambiente, que é comemorada na primeira semana de junho.

Pensando nisso, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início a uma extensa programação em comemoração ao mês do Meio Ambiente. Desenvolvida pelo Comitê Ambiental (Comam). As ações buscam despertar valores e ideias sobre a importância da preservação do meio ambiente e o senso de responsabilidade para gerações futuras.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, relata que o evento busca estimular a cultura da preservação e do desenvolvimento sustentável dentro do estado e cita também a sobre a precariedade na área de resíduos sólidos, que são um grande problema na capital.

“Nós queremos conscientizar e implementar uma política ambiental saudável em todo o estado, estamos buscando ser exemplos para que os demais gestores públicos também sigam pelo mesmo caminho”, declarou o presidente.

A abertura do evento contou com a presença do grupo musical chamado Som do Mato. Grupo esse que é composto exclusivamente por servidores do próprio TCE.

Durante a abertura foi iniciada a campanha de doação de mudas como: goiaba, jabuticaba, acerola, bacupari e Ipê para todos que circulam pelo Centro Político Administrativo. Ao todo, mais de 3 mil plantas serão distribuídas.

A programação desenvolvida pelo órgão se estende até 30 de junho e conta ainda com feira orgânica e sustentável e lançamento da Cartilha do Meio Ambiente, que será distribuída no TCE e depois por escolas públicas e privadas da capital.

O vereador e Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, que estava presente no evento comentou:

“Como SecretáriodoMeioAmbientevim prestigiar e tentar agregar ao máximo a essa parceria, para que todos tenhamos um meio ambiente muito mais sadio. A prefeitura de Cuiabá estará disponível com toda a sua estrutura, por meio da Secretária do Meio Ambiente, para somar a esse projeto. O planeta agradece por ações como essa.”

Vereador e Secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento.
Foto: Stephanie Molkenthin

A ação também destaca o conceito conhecido como os 5 Rs da sustentabilidade, são eles: reduzir, repensar, recusar, reutilizar e reciclar. Dessa forma, chamando atenção para pontos como a reflexão referente às práticas negativas sobre o meio ambiente, a aquisição de bens que não são necessários, o comportamento consumista, a possibilidade de utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados e para o reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de um novo objeto.

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados