quinta-feira,02 maio, 2024

Serasa aposta em tecnologia para analisar dados e dar pontuação de crédito para mais de 80 milhões de brasileiros

Grande aposta tem sido na aquisição e investimento em startups, criando uma rede que vem ajudando a companhia a atualizar o seu portfólio de serviços

Criada em 1968, a Serasa é um exemplo de empresa que soube se reinventar na era tecnológica, usando novas ferramentas, como a inteligência artificial, e realizando investimentos no ecossistema de inovação aberta para otimizar a análise de dados de clientes e empresas para a concessão de crédito.

Comprada em 2007 pela irlandesa Experian, empresa global de serviços de informação e análise de crédito, nos últimos anos a grande aposta da Serasa tem sido na aquisição e investimento em startups, criando uma rede que vem ajudando a companhia a atualizar o seu portfólio de serviços.

Hoje, a empresa oferece serviços de consulta de pontuação de crédito (Serasa Score); negociação de dívidas (Serasa Limpa Nome); empréstimos e cartões de crédito (Serasa Crédito); monitoramento de dados pessoais (Serasa Premium) e pagamentos pela Carteira Digital Serasa.

Entre as startups adquiridas estão a BrScan, uma empresa de verificação de documentos, e as fintechs PagueVeloz e MOVA – esta adquirida em 2022 por R$ 40 milhões. Já na lista de investimentos, alguns exemplos são a agtech Traiven e a fintech PayHop.

“Somos um ecossistema completo voltado à melhoria da saúde financeira da população, com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor realize desde o monitoramento de seus dados pessoais até a negociações de grandes dívidas”, explica a empresa em seu site. Para isso, a análise de dados é a base da companhia, englobando informações pessoais dos usuários, além de dados de bancos, instituições financeiras, empresas e diversas outras organizações.

Score, o queridinho para avaliação e controle financeiro

Dentro do portfólio da empresa, o Serasa Score, criado em 2017, ganhou destaque entre o público, funcionando não só como uma métrica para a concessão de crédito, mas como uma ferramenta que ajuda o usuário no controle financeiro. Ao todo, mais de 80 milhões de brasileiros já consultaram o serviço.

A pontuação de cada consumidor é calculada com base em informações de pagamentos, dívidas, contratos de crédito e o histórico financeiro geral dos últimos cinco anos. “Para os consumidores, o Score serve como um termômetro da sua saúde financeira e da sua reputação no mercado”, explica Giresse Contini, diretor do Serasa Consumidor. “A pessoa consegue ter uma visão dos reais motivos das variações de pontuação de crédito, o que a ajuda a corrigir alguns hábitos financeiros prejudiciais”, explica.

A usabilidade, segundo o executivo, também é um dos fatores que ajudaram na popularização da ferramenta. “É muito simples de consultar. Esse acesso pode ser feito a qualquer momento, de forma rápida, quantas vezes o usuário quiser e sem pagar nada. Basta baixar o app da Serasa no Google Play ou na App Store e fazer o login com CPF e senha. A pontuação fica bem destacada na tela do aplicativo”.

— Foto: Arte/Clayton Rodrigues

Score 3.0

Desde 2017, o Serasa Score recebeu algumas atualizações importantes, estando agora na versão chamada pela empresa de 3.0. Na primeira grande upgrade (a versão 2.0), a principal novidade foi o aumento da gama de informações utilizadas pelo sistema, com a inclusão de dados do SPC Brasil no cálculo. “Além disso, bons hábitos financeiros, como pagar as contas em dia, passaram a ter mais peso na pontuação final, e as consultas realizadas ao CPF do consumidor, por exemplo, tiveram seu peso reduzido”, explica Contini.

O Score 2.0 também possibilitou identificar exatamente a porcentagem de cálculo de cada um dos fatores analisados na pontuação final.

A versão 3.0 foi lançada em agosto de 2023, com foco em tornar o cálculo da pontuação ainda mais personalizado, a partir da inclusão das informações bancárias por meio da Conexão Bancária. “Com essa funcionalidade, o consumidor pode compartilhar dados financeiros adicionais, caso queira e dê consentimento para essa conexão, que vão se somar àqueles já considerados no cálculo do Serasa Score. Essas novas informações poderão melhorar a pontuação, caso sejam relevantes e positivas para o consumidor”, diz o executivo.

Privacidade

O Conexão Bancária depende de uma autorização do consumidor. Após o consentimento, a Serasa recebe as informações da conta bancária autorizada em modo leitura – ou seja, o acesso permite apenas a leitura e captura dos dados transacionais.

O executivo reforça que a funcionalidade só é ativada após total consentimento do titular da conta, e que o Score segue todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo que os dados usados no cálculo da pontuação não sejam usados para outras finalidades.

“Também é necessário ressaltar a segurança em relação à Conexão Bancária do Serasa Score 3.0. O fornecimento do login e da senha do internet banking é seguro e será feito somente após o consumidor acessar sua conta na Serasa e dar consentimento para a Conexão Bancária”, diz Contini.

As várias explicações da Serasa sobre privacidade de dados têm um motivo conhecido: a empresa enfrenta uma ação movida pelo Instituto Sigilo, em coautoria com o Ministério Público Federal (MPF), após um suposto vazamento de dados em 2021. A ação acusa a companhia de violar o sigilo de dados de mais de 223 milhões de CPFs de cidadãos brasileiros, incluindo de pessoas já falecidas – contrariando regras da LGPD, do marco civil da internet e do Código de Defesa do Consumidor.

A Serasa afirma que, como parte de sua defesa na ação judicial, já apresentou “de forma amplamente detalhada, a ausência de invasão nos seus sistemas e de qualquer indício de que o suposto vazamento teve origem em suas bases de dados”, segundo comunicado.

Ainda que a privacidade e a segurança dos dados tenha se tornado um tópico de discussão para a empresa, a Serasa afirma que, hoje, o seu maior desafio está relacionado a sempre ter os dados mais fiéis e atualizados do consumidor, para que seja possível trazer o maior e melhor reflexo da sua vida financeira, garantindo uma pontuação assertiva que possibilite o acesso ao crédito de forma adequada no mercado.

Fonte: Época Negócios

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