domingo,28 abril, 2024

Quem apoia o empreendedorismo de impacto na Amazônia? Pesquisa mapeia ações positivas

Você já deve ter percebido que, nos últimos anos, houve um crescente interesse pelo tema ‘Amazônia’. Felizmente, a tendência de maior conscientização das instituições, das empresas e da população sobre temas relacionados à sustentabilidade em geral trouxe luz para a importância e as possibilidades para se manter a maior floresta tropical do mundo em pé.

A diversidade e grande extensão do território Amazônico exigem soluções inovadoras e novos modelos de desenvolvimento, e já são muitos os(as) empreendedores(as) da região atuando para solucionar os seus desafios socioeconômicos e ambientais. No entanto, diferente do Sudeste, onde estão concentradas a maioria das aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento e eventos de empreendedorismo no país, o ecossistema dos negócios que geram impacto socioambiental positivo na Amazônia ainda carece de suporte e desenvolvimento.

Nesse sentido, também considerando o crescente número de investidores interessados no desenvolvimento da Amazônia, é urgente direcionar esforços e capital para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo já presente e atuante na região, bem como garantir que os(as) empreendedores(as) e as organizações locais acessem e encontrem o suporte desejado.

Foi com esse objetivo que o Quintessa se juntou à Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) para realizar o primeiro mapeamento das iniciativas que têm fortalecido o ecossistema de inovação e impacto socioambiental positivo nos estados da Amazônia Legal – implementado por fundações, empresas, organizações da sociedade civil, programas, institutos de pesquisa, universidades, entre outros.

O mapeamento ‘Caminhos para a Amazônia: Iniciativas de apoio a organizações de impacto’, identificou 62 instituições que, por meio de 66 diferentes iniciativas, promovem oportunidades para negócios de impacto na Amazônia, contemplando editais, chamadas e aportes de capital público, privado e filantrópico.

Mesmo com apenas 5% dos negócios de impacto com sede na região Norte do Brasil (Pipe Social, 2021), o número de iniciativas de apoio é bastante significativo e engloba, também, outros tipos de negócio, como organizações de base comunitária, cooperativas, redes e OSCs.

Fonte: UMSO

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados