domingo,28 abril, 2024

Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes

A internet tem se provado uma aliada importante do empreendedor. Seja na divulgação dos serviços e produtos ou no relacionamento mais direto com o cliente, a verdade é que uma forte presença digital é fundamental para os negócios se manterem competitivos hoje em dia.

A pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios – Edição 2022, trouxe dados que comprovam a importância que uma boa estratégia online pode ter: 92% das micro e pequenas empresas que estão em alguma rede social contam com perfil no Instagram; 76% das empresas paranaenses usam o WhatsApp para fazer negócios; 65% dos empreendedores utilizam os meios digitais para oferecer produtos e serviços; mais de 55% das empresas paranaenses possuem redes sociais ou sites com a finalidade de divulgar produtos e ganhar competitividade.

“O avanço na transformação digital tem permitido, e até forçado, as empresas a entrarem nas redes sociais ou websites, muito pela forma com que o cliente consumidor passou a se comportar. Quando os hábitos de consumo mudam, as pessoas passam a buscar comodidade, facilidade e experiências diferentes. Isso faz o mercado se movimentar e exigir que as empresas se adequem, seja por oportunidade, seja pela necessidade de sobrevivência”, indica o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz.

A importância das redes sociais

Uma das empresas que tem se aproveitado da internet, em especial das redes sociais, para aumentar suas vendas é a Perfumari Guarapuava, da empresária Mariza Baldissera. Ela relata que 85% das vendas efetuadas são provenientes da visibilidade através do Instagram e, com um pouco menos de efetividade, por meio do Facebook. “O primeiro contato acontece pelas redes sociais e, por lá mesmo, disponibilizamos três números de WhatsApp para finalizar a venda. Também utilizamos esse canal para o pós-venda e para fidelizar a carteira de clientes”, comenta.

Segundo a empresária, um divisor de águas foi quando a Perfumari Guaruapuva contratou um profissional para gerir as redes sociais da empresa “com isso, demos um salto de 150% nas vendas”, explica Mariza.

Por: Sebrae Paraná

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