sábado,27 abril, 2024

O LIDE Mato Grosso e sua Importância nos Negócios na Era ESG

O Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos de diversos setores com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa no desenvolvimento econômico e social e promover princípios éticos de governança tanto no setor público quanto no privado. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo mantém unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar o papel dos empresários na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

Em 2023, o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) comemora 20 anos de existência, com unidades em todo o Brasil e em países como Itália, Inglaterra, Austrália, China e Portugal, entre outros. Em Mato Grosso, não poderia ser diferente. A organização estabeleceu sua presença no estado em 2019 e é atualmente presidida por Evandro César Alexandre dos Santos, um advogado de formação e sócio do escritório Ernesto Borges.

Evandro César iniciou sua jornada em Mato Grosso em 1994 e percebeu o impacto do Grupo de Líderes Empresariais no país. A plataforma do LIDE Mato Grosso surgiu a partir dessa percepção, por meio de conversas entre empresários que reconheceram o potencial de crescimento ao trabalhar de forma colaborativa e impulsionar o empresariado como um todo. O primeiro Grupo foi fundado em São Paulo, com 100 líderes empresariais, expandindo-se para Ribeirão Preto e ganhando reconhecimento global desde então.

O grupo reúne presidentes, fundadores, diretores e CEOs de diversos segmentos do mercado e atua em diversas frentes, com a pauta ambiental sendo uma de suas principais bandeiras. “Lembro-me das primeiras discussões no LIDE sobre a necessidade de abordar a sustentabilidade de uma maneira mais relevante para o empresariado brasileiro”, destaca Evandro. A pauta ambiental começou a ser discutida nos anos 2000, com o objetivo de trazer iniciativas sustentáveis para o empresariado brasileiro ligado ao LIDE.

Foram realizados seminários para capacitar o Grupo, prêmios para incentivar a implementação de práticas sustentáveis e a criação de uma plataforma relacionada ao ESG (Environmental, Social and Governance) quando essa bandeira foi incorporada à organização. “O ESG é de suma importância para o LIDE e para a política em Mato Grosso, sendo essencial para todas as plataformas. Essa pauta continuará sendo debatida”, enfatiza Evandro.

A dimensão social é igualmente significativa, pois proporciona um ambiente focado na competição, onde diversas marcas, empresas e ideias contribuem, promovendo a inovação e a conexão. “Estou pronto e quero participar, contribuindo da maneira que acredito que seja mais sustentável e propícia para um ambiente de inovação aberto, pois essa contribuição gera bons resultados.”

O LIDE permite a adesão de empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais, que pratiquem governança corporativa, valorizem o ser humano em todos os níveis, respeitem o meio ambiente e apoiem programas de responsabilidade social. Além disso, organizações com uma alta reputação pública no Brasil e no exterior também podem se tornar membros do LIDE.

Créditos: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

LEIA MAIS

Recomendados