sábado,27 abril, 2024

Nvidia enfrenta desafios na China com chips de inteligência artificial

Restrições de exportação de chips de IA de alta performance impostas pelos EUA prejudicam a Nvidia e favorecem desenvolvimento na China

Após a implementação de regulamentações dos EUA, a Nvidia se viu em uma situação complexa na China. A empresa teve que redesenhar seus chips de inteligência artificial (IA) de alto desempenho para atender às novas regras, mas enfrenta resistência de grandes clientes chineses, que mostram preferência por alternativas locais, segundo matéria do The Wall Street Journal.

A Nvidia, conhecida por seus chips de IA de alta performance, viu uma queda no interesse pelos seus produtos de menor potência na China. Empresas como Alibaba e Tencent indicaram que reduziriam suas encomendas, optando por chips fabricados localmente, como os da Huawei. Este desafio surge como consequência das restrições de exportação impostas pelos EUA, visando limitar o acesso da China a tecnologias avançadas.

As empresas de tecnologia chinesas estão adaptando suas estratégias para reduzir a dependência dos chips da Nvidia, voltando-se para fornecedores locais e desenvolvendo suas próprias tecnologias. A incerteza quanto à capacidade da Nvidia de continuar fornecendo chips devido às regulamentações dos EUA tem incentivado essa mudança.

A Nvidia, sediada em Santa Clara, Califórnia, enfrenta dificuldades para equilibrar as demandas dos reguladores dos EUA e as necessidades dos clientes chineses. A empresa tem bilhões de dólares em encomendas não cumpridas e vê a China como um de seus principais – historicamente, o país contribui com cerca de um quinto da receita da empresa.

Apesar da alta demanda por seus chips, a Nvidia corre o risco de perder vendas significativas na China, que persegue o desenvolvimento da IA ​​como uma prioridade estratégica.

Atualmente, cerca de 80% dos chips de IA de ponta da Nvidia são comprados por empresas de nuvem da China. No entanto, esse número provavelmente cairá para 50 a 60% nos próximos cinco anos, segundo Frank Kung, analista na TrendForce, uma empresa de pesquisa em tecnologia.

A Huawei, reconhecida como uma forte concorrente da Nvidia na China, está ganhando terreno. A empresa recebeu pedidos significativos para seus chips Ascend 910B e planeja lançar um novo chip de IA avançado em breve. Empresas estatais chinesas também estão incentivando o uso de chips locais.,

China Telecom adquiriu cerca de US$ 390 milhões em servidores de IA com chips Huawei em outubro de 203. Já a China Unicom gastou pelo menos US$ 20 milhões em 2022, de acordo com documentos de compra da empresa.

No longo prazo, as restrições dos EUA podem levar as empresas chinesas a desenvolver suas próprias tecnologias de IA, reduzindo a dependência dos chips da Nvidia. Especialistas do setor preveem que isso transformará significativamente o mercado de chips de IA na China.

Fonte: Olhar Digital

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados