sábado,27 abril, 2024

LGPD tem executiva como protagonista em fórum de discussões na Semana da Mulher

Uma das 50 Melhores Mulheres em Segurança Cibernética das Américas será destaque do SecOps Summit 2024

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre (RS) será palco para o protagonismo feminino principalmente nas discussões a respeito das dificuldades, riscos e oportunidades presentes na jornada pela conquista da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Entre os dias 7 e 9 de março o local receberá o SecOps Summit 2024, considerado o maior evento de Cibersegurança e Operações de TI do sul do Brasil. A programação terá como destaque a participação da Sócia da DeServ Academy, Bruna Fabiane da Silva, eleita no final do ano passado uma das 50 Melhores Mulheres em Segurança Cibernética das Américas pela WOMCY (LATAM Women in Cybersecurity).

No dia sete, às 17 horas, a especialista, que é instrutora de treinamentos em privacidade e proteção de dados da IAPP e DPO EXIN, além de consultora de conformidade LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) fará uma palestra analisando diversos aspectos da Governança em Privacidade e Proteção de Dados.

Já no dia seguinte, data em que se comemora oficialmente o Dia das Mulheres, às 18 horas, Bruna participará de um painel sobre LGPD juntamente com Cristhian Groff, do Cabanellos Advocacia; Cristiano Maynart, CISO na APESC/UNISC/Hospital Santa Cruz e Paulo Tramontina, Consultor de Seg. Informação e membro IBRASPD. O debate será moderado por Gustavo Ferenci, Secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Porto Alegre.

Segundo ela, a frustração ou sucesso da conformidade com a LGPD são definidos pelo modo como a obrigatoriedade da adequação à lei é percebida ou acolhida pelas empresas. “Organizações nas quais a alta direção entende que a LGPD só existe para que o governo possa aplicar penalidades, frear a inovação, burocratizar os processos, onerar os custos e gerar conflitos nas relações comerciais, são as empresas que mais perdem nesse contexto”, afirma.

A especialista comenta que, não por acaso, entre as companhias com este tipo de visão é comum encontrar a inércia, o adiamento ou a adequação de fachada em relação às providências a serem tomadas. De acordo com ela, a metamorfose da mentalidade empresarial sobre as razões nas quais a alta direção deve se apoiar para construir uma governança em privacidade e proteção de dados eficiente e sustentável pode fazer com que a ampulheta esteja sob controle da organização.

“Muito além da lei, fortalecer as relações comerciais pode ser um objetivo importante para as empresas que realizam os tratamentos de dados em nomes de terceiros por conta de seus serviços prestados ou produtos fornecidos. Consolidar as responsabilidades éticas com todas as categorias de titulares de dados direciona para a valorização da reputação da organização. Adotar medidas que protegem as operações de tratamento, distanciam o risco das grandes violações e, consequentemente, toda essa percepção da relevância da adequação com a legislação em cada organização, afasta a incidência de penalidades”, conclui.

Serviço
Evento: SecOps Summit 2024
Data: 7, 8 e 9 de março de 2024
Local: Centro de Eventos PUCRS / Porto Alegre / RS
Horário: 10h às 20h
Inscrições: https://s2403.imxsnd24.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy5zZWNvcHNzdW1taXQuY29tLmJyJTJGJTIzaW5ncmVzc29zOjMyOTU4MzE5ODQ6cmVkYWNhb3NlZ3NAZ21haWwuY29tOmVmZjI5NTo3MQ==
Cupom de Desconto: DESERV

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados