domingo,28 abril, 2024

INSS começa a utilizar inteligência artificial para combater fraudes em benefícios

Ideia é que indícios de fraudes em informações como hospital ou estado de emissão do atestado, número do CRM e assinaturas devem ser identificados com maior facilidade

A partir desta segunda-feira (15), o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) passa a utilizar inteligência artificial para combater fraudes em atestados médicos. A proposta também é auxiliar na diminuição das filas de espera.

A novidade foi antecipada à CNN em dezembro do ano passado pelo presidente da instituição, Alessandro Stefanutto.

O programa vai trabalhar em conjunto com o sistema Atestmed, que permite solicitar benefícios de maneira remota por meio de análise de documentos e está ativo desde setembro do ano passado.

A ideia é que os indícios de fraudes em informações como hospital ou estado de emissão do atestado, número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e assinaturas devem ser identificados pela IA.

De acordo com o INSS, apesar do sistema agilizar os benefícios, o modelo trouxe temores de que, sem a necessidade de perícia, poderia haver mais fraudes, mais concessões irregulares e maior gasto público. Assim, a inteligência artificial deverá atuar neste vácuo.

“A inteligência artificial é uma necessidade. O médico perito não tinha um banco de dados para comparar a letra do atestado, saber se fugia do padrão. A inteligência artificial vai sendo alimentada e consegue comparar estes padrões”, disse o presidente do INSS à CNN no final do ano passado.

Fonte: CNN Brasil

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados