O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá – recebeu 360 novos computadores para uso dos alunos durantes as aulas no instituto. Os equipamentos de última geração fazem parte do processo de modernização do Instituto e foram adquiridos junto a um projeto aprovado e executado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para implementação de Laboratórios Multiusuários de Computação de Mato Grosso.
Este projeto é resultado de uma ação coordenada pelo Prof. Dr. Ed Wilson Tavares Ferreira e articulada entre grupos de pesquisa (GEOCIÊNCIA, Grupo de Pesquisa em Redes e Segurança GPRS, Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional GPEP, Grupo de Engenharia de Software Aplicada ESA), unidades organizacionais ( Coordenação de Tecnologia da Informação CTI, Departamento de Computação DCOM, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação DPPG, Laboratório de Pesquisas Especiais LAPES) e a gestão do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. O projeto foi contemplado no Edital FAPEMAT 009/2022 – Laboratórios Multiusuário, o qual propiciou a estruturação do Laboratório Multiusuário de Computação – LMC no campus Cuiabá, com a aquisição dos computadores.
Os laboratórios contemplados pela entrega realização prestação de serviços externos e poderão ser compartilhados com outras instituições públicas ou privadas. Ao todo foram investidos R$ 2.006.195,00.
O objetivo da iniciativa do projeto é ofertar aos alunos atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação de maneira mais eficaz em todos os níveis de formação, além de promover a pesquisa e a extensão, estimulando docentes e estudantes através de programas da unidade, além de realizar serviços especializados em pesquisa e inovação.
Segundo Juliana Fonseca Antunes, doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Campus Ilha Solteira – e chefe de Departamento de Computação do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva – os novos equipamentos é maior conquista recente do IFMT. “A maior mudança que tivemos é a chegada desses equipamentos. Temos 12 laboratórios, e cada laboratório terão entre 20 e 35 computadores de última geração”, afirma.
“Tenho 18 anos de instituto. Nesse intervalo não tinha nada de novo para unidade. Nós tínhamos 3 laboratórios. Ganhamos um quarto, que era laboratório de robótica com tudo de melhor. Mas essa é uma das maiores conquistas que a gente está tendo”, completa.
Juliana também ressaltou que os novos computadores vão possibilitar a criação de um modelo institucional de ensino inovador – estimulando os alunos nos espaços de aprendizagem, incluindo os laboratórios, a buscarem cada vez mais se engajarem nas ações do IFMT. Dentro dos três departamentos de graduação do Instituto, que conta com Engenharia da Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Rede de Computadores. E Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Ao longo deste ano, outras ações serão executadas – ofertando para sociedade ensino e garantindo que utilizem os equipamentos e estrutura do IFMT na perspectiva de garantir mais integração e participação popular nos movimentos da instituição. “Precisamos fazer alguma coisa para a população e também para os pesquisadores, então estamos esperando essa contrapartida para no momento que formos chamados, estarmos aqui para atender, até porque, principalmente para os alunos, isso uma vitória”, finaliza.