domingo,28 abril, 2024

IBM revela seu plano para alcançar o ápice da computação quântica até 2033

“Não quero exagerar aqui, mas a verdade é que a computação quântica será capaz de feitos notáveis, agindo contra a crise climática, mudando os rumos da medicina, ajudando a indústria a criar materiais nunca vistos.” A paixão de Scott Crowder pelos sistemas quânticos é palpável. Não à toa, ele é responsável pela criação de todos os sistemas e softwares da tecnologia de ponta dentro da IBM, empresa pioneira dentro dessa tecnologia – e uma das mais avançadas no setor.

É com orgulho que o executivo descreve em detalhe os anúncios mais recentes da empresa para conferir escala e utilidade comercial às máquinas do futuro. “O novo chip que acabamos de lançar melhora a qualidade dos cálculos e reduz a taxa de erro, permitindo-nos realizar operações mais complexa. Já a nova arquitetura, de formato modular, é mais um passo na jornada para construirmos sistemas mais completos até 2033.” A empresa, revela, tem um plano detalhado, ano a ano, para conseguir esse objetivo.

Confira abaixo a entrevista completa que Scott Crowder concedeu.

Em dezembro, foi anunciado que a IBM desenvolveu um novo processador e um novo sistema quântico. Você pode explicar como esses avanços ajudarão no progresso da computação quântica?

Um dos avanços anunciados foi um processador com taxa de erro mais baixa, o que nos permite melhorar a qualidade de nossos sistemas quânticos. O outro foi uma nova arquitetura chamada IBM Quantum System 2, que nos permite construir sistemas muito grandes em módulos, que podem ser reunidos aos poucos. Veja, para avançarmos do ponto onde estamos hoje para sistemas quânticos com uso empresarial, precisamos trabalhar em três aspectos. Um deles é a escala, o tamanho do sistema, o número de qubits. O segundo é a qualidade: qual é a taxa de erro mais baixa que podemos obter? E o terceiro é a velocidade. Portanto, este novo chip, que melhora a qualidade e reduz a taxa de erro, permitindo-nos realizar cálculos mais complexos, e essa nova arquitetura quântica, de formato modular, são ferramentas que irão nos ajudar a construir sistemas maiores ao longo da década.

Acreditam que vão alcançar as metas definidas para 2033?

Veja, fizemos um progresso enorme nos últimos cinco anos, e esses dois últimos desdobramentos nos colocam em uma posição privilegiada para fazer um enorme progresso nos próximos cinco anos. É um avanço crítico que nos permite realizar cálculos mais complexos, que trarão valor para as pessoas que utilizam a computação quântica. Em 2023, as pessoas começaram a fazer experimentos em escala de utilidade para a computação quântica. E por utilidade, o que queremos dizer é que fica evidente a vantagem em utilizar um computador quântico, em vez de um simulador ou um computador clássico. Então, este é um limiar importante para a computação quântica. Ainda não significa que há valor comercial nisso. Isso só vai acontecer na próxima etapa, quando alcançarmos uma complexidade maior.

Quanto tempo até termos computadores quânticos comerciais? Alguns cientistas acreditam que até 2030 esse objetivo será alcançado. Qual a sua visão sobre isso?

Eu concordo. Mas é importante definir o que significa exatamente um “computador comercial”. Já fornecemos computadores quânticos para outras empresas usarem, como o Itaú e o Bradesco. Portanto, nesse sentido, já é comercial. Mas se você se refere à utilidade comercial, a computadores que esses bancos possam usar para produzir melhores resultados, detectar fraudes de maneira mais aprimorada ou aperfeiçoar o portfólio, isso provavelmente acontecerá em algum momento desta década.

Há quem se pergunte para que precisamos da computação quântica, quando já temos supercomputadores e sistemas alimentados por IA. Você pode explicar de forma que uma pessoa leiga possa entender?

Eu começaria dizendo que a computação quântica é uma forma completamente diferente de realizar cálculos. Ela é muito eficiente em certos tipos de cálculos matemáticos nos quais os computadores tradicionais, não importa quão grandes eles sejam, falham miseravelmente. Os computadores quânticos são muito bons em alguns desses cálculos – três deles, mais especificamente. O primeiro tipo é aquele capaz de simular a natureza, as reações químicas do corpo humano, ou a complexidade dos materiais.

O segundo tipo de cálculo matemático é aquele capaz de encontrar padrões de dados em estruturas complexas. Hoje se fala muito em machine learning, mas existem certos tipos de padrões de dados que os computadores clássicos simplesmente não conseguem fazer. E é aí que surge uma sobreposição com a inteligência artificial. Porque, para a IA ser capaz de realizar combinações e análises de determinados grupos de dados, ela precisará da computação quântica. Em resumo, você pode pensar na computação quântica como uma plataforma na qual será possível criar uma inteligência artificial ainda melhor.

Você mencionou cálculos envolvendo o corpo humano. Qual será o impacto da computação quântica na área de saúde?

Será enorme. Um sistema quântico será capaz de detectar se algo pode se tornar um câncer ou não, ou se determinado tratamento será eficaz ou não, por exemplo. Muitas pessoas estão trabalhando para sermos capazes de usar o aprendizado de máquina quântica dessa maneira. É por isso que estamos colaborando com instituições como a Cleveland Clinic, nos EUA, que está interessada em aproveitar a computação quântica em seus estudos de ciências da vida. Mas grandes revoluções na medicina ainda podem demorar um pouco, pois precisamos que os computadores atinjam um tamanho e uma potência bem maiores. Acredito que, nesta década, teremos um grande desenvolvimento em ciência dos materiais. A descoberta de medicamentos e tratamentos mais avançados deve ficar para a próxima década.

Você acredita que a computação quântica tem o potencial para resolver alguns dos maiores problemas da humanidade?

Sim, acredito que há muitos cálculos na ciência de materiais e nas reações químicas nos quais a computação quântica pode nos ajudar. Como resultado, poderemos gerar energia mais eficiente, produzir baterias melhores ou criar fertilizantes mais eficientes, por exemplo. Não quero exagerar, não estou dizendo que será capaz de resolver tudo. Mas ao longo do tempo, à medida que a tecnologia avança, veremos cada vez mais descobertas capazes de mudar o mundo. Além disso, é claro, as empresas poderão usar a computação quântica para otimizar seus portfólios, ganhar mais dinheiro com investimentos, e muito mais.

O que a IBM ainda pretende apresentar neste ano dentro da computação quântica?

Não posso adiantar o que vamos anunciar neste ano, mas posso te dizer como pensamos no futuro. Nós criamos um cronograma, ano a ano, do que entregaremos até 2033. Como há muita especulação no mercado, queremos ser muito práticos, mostrando a qualidade dos sistemas e o tamanho dos problemas que poderemos resolver a cada ano, entre 2024 e 2033. Então, neste ano, nosso foco é continuar a melhorar a qualidade do nosso processador e demonstrar algumas novas técnicas que nos permitam conectar dois ou mais processadores de maneira quântica. E também vamos demonstrar, neste ano, um software mais avançado para facilitar a programação de um computador quântico, o que estamos chamando de Qiskit 1.0. Essas são provavelmente as maiores entregas que faremos este ano. E esperamos continuar a encontrar mais exemplos de pessoas usando computadores quânticos para trabalhos em escala. E queremos ver cada vez mais artigos e publicações científicas sobre o uso de computadores quânticos para algo de valor. Isso nos deixa muito felizes.

Por Marisa Adán Gil

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados