sábado,11 maio, 2024

IA e Analytics na Mobilidade Inteligente mudarão o Brasil em 2024

Quem acompanha o mercado de tecnologia já entendeu o poder disruptivo da Inteligência Artificial (IA) e do uso de Analytics para tomada de decisões nos negócios e na vida das pessoas. A explosão da IA Generativa e da IA para criar imagens mostrou o potencial de transformação no dia a dia do ser humano.

No entanto, quando falamos em Futuro da Mobilidade com IA e Analytics, as pessoas costumam associar apenas a carros autônomos, veículos elétricos e em outras tendências que são sim disruptivas, mas não são as únicas. As soluções de mobilidade inteligente, que já estão disponíveis e podem salvar milhares de vidas, reduzir impactos ambientais e melhorar a segurança e qualidade de vida da população, merecem mais atenção. 

Só para entender melhor, vamos levantar aqui algumas perguntas. Por acaso, quando você pensa em soluções de mobilidade inteligente, você imagina uma câmera dentro de um ônibus escolar da prefeitura monitorando e informando à mãe de uma criança se chegou à escola e entrou na sala de aula? Pois é… Este é um tipo de solução que pode ser inserida no dia a dia das pessoas sem muitos investimentos.

E, mais. Você imagina uma transmissão de dados em tempo real dentro de um caminhão de combustível analisando como o motorista está dirigindo e emitindo sinais de que ele pode não estar num bom dia, dando tempo suficiente ao gestor para telefonar a ele e pedir para estacionar o caminhão? 

A automação em dispositivos móveis com uso de conectividade é outra mobilidade inteligente que pode ajudar nas necessidades dos centros urbanos.

Por exemplo, instalar uma solução no setor de bagagens aéreas com informações em tempo real por meio de tecnologias que consigam ler todas as malas e suas etiquetas, identificar vôos e distribuir malas aos embarques e desembarques de seus respectivos aviões de forma autônoma e identificar problemas de invasão e roubos em tempo real. Também já existe solução para isso. 

A mobilidade inteligente poderia oferecer acesso a todos os dados de trânsito, detectando acidentes em tempo real, assim como invasões de propriedades – com envio de alertas aos policiais encarregados. De forma holística e conectada com outros sistemas, também pode indicar como estará o tempo numa determinada rodovia, para evitar que você pegue uma tempestade desnecessariamente.  

O Brasil já possui tecnologia para tudo isso e muito mais. A questão é, o quanto estamos preparados para estas mudanças? O quanto nossos líderes no setor público e privado já entenderam que isso é o futuro da mobilidade urbana?

Eu posso ser otimista, pois acredito que eles já entenderam e que, em 2024, estão dispostos a investir neste tipo de solução para criar cidades inteligentes. Por isso, acho que este ano será um divisor de águas para nosso país.

A previsão do IDC em 2023 era que seria investido US$ 1 bilhão em IA no Brasil. Deste montante, a automação inteligente receberia 25% deste valor. Ainda não saiu o novo relatório do IDC para confirmar estas cifras, mas sabemos que mobilidade tem muito a contribuir e, por isso,  a tendência é continuarmos crescendo vertiginosamente neste segmento. As ideias acima são soluções de automação inteligente para a mobilidade urbana.

O Brasil tem muitas necessidades e já temos tecnologias que unem as soluções de telemática e IoT com IA e Analytics e, portanto, permitem geração de dados de alta qualidade com precisão e relevância a partir de localizadores, sensores e câmeras instalados em veículos e pontos estratégicos. 

Os caminhos estão abertos e acredito que os Governos que este ano se apropriarem da IA e Analytics para melhorar a vida das pessoas terão muito mais chances de se reeleger. 

Parece pouco, mas saber que todos os motoristas das frotas de ônibus da cidade estão dirigindo como deveriam segundo as melhores práticas pode reduzir e muito os acidentes de trânsito. Já podemos ter Cidades Inteligentes, já podemos ter Estradas Inteligentes, já podemos também ter Frotas Inteligentes. 

2024 será um ano para resolver grandes questões de mobilidade com IA e destacamos algumas delas:

  1. Aumento da automação e eficiência operacional de cada cliente utilizando soluções de IA e Analytics;
  2. Capacidade de trabalhar com dados de alta qualidade, em tempo real e de diversas fontes (hardwares, apps, sistemas internos e externos) e integração destes temas no dia a dia das empresas e governos;
  3. Criação de solução de mobilidade urbana holísticas e combinadas, que possibilitam interoperabilidade de sistemas;
  4. IA de excelência, com fácil usabilidade e alta capacidade de processamento de dados em tempo real, que conecta toda a frota e seus ativos de valor para total controle, automação e visibilidade da operação;
  5. Aumento de instalação de tecnologia faz a leitura de dados de geoposicionamento de um veículo e identifica padrões comportamentais que levam a desgaste excessivo, consumo elevado e aumento de risco de acidente;
  6. Aumento de hardware embarcado no veículo, gestão e manutenção da conectividade para transmissão e recepção dos dados, alta capacidade de processamento em tempo real usando Inteligência Artificial para gerar relatórios à tomada de decisão via dashboards.

E para você, que pensa que a IA vai substituir o homem, nós aqui acreditamos cada vez mais na sinergia entre humano-máquina e numa visão holística combinatória, ou seja, integração entre sistemas e plataformas de forma 100% personalizada para cada cliente. 

O futuro da mobilidade, na realidade, já é presente. E 2024 vai mostrar que a IA pode sim mudar para melhor a vida das pessoas, principalmente se for usada para a mobilidade urbana em grandes centros.

*Por Leonardo Pontes, COO da Able-ON.

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados