O tema “Economia circular, empreendedorismo e geração de empregos” será um dos destaques durante os painéis de debate do “Fórum Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”, que será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), nos próximos dias 17 e 18 de abril.
A programação do Fórum terá início às 18h do dia 17, contando com as presenças do prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga; do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; de deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais autoridades de toda a região; do presidente do PTS, Nelson Cancellara; de representantes do Instituto Áquila e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, realizadores do “Prêmio Band Cidade Excelentes”, além de outros convidados e participantes dessa grande iniciativa.
Já, no dia 18 de abril, o evento será aberto ao público e terá início às 9h, com uma série de palestras simultâneas, com conteúdos diversos e que debaterão as várias dimensões das cidades inteligentes, criativas, sustentáveis, humanizadas e inovadoras. As exposições serão feitas por especialistas, empreendedores e pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação, com mediação de profissionais e autoridades convidados. Como resultado final desse grande encontro, ao término do evento, será assinada pelos participantes uma carta aberta referente aos temas tratados ao longo do Fórum, comprometendo-se a desenvolver e implementar projetos e iniciativas alinhados ao conceito de Cidades Inteligentes.
O assunto “Economia circular, empreendedorismo e geração de empregos” será abordado às 11h45 do dia 18, no Palco 3 do evento, contando com a presença de profissionais especialistas na área de inovação. Entre os debatedores convidados está Carlos Ohde, diretor do Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT), O diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Erly Domingues de Syllos, também discutirá o assunto, além do especialista em Inovação Tecnológica, Economia Digital e Internet das Coisas (IoT), Gerson Rolim. Outro nome do ramo que estará presente é Daniel Bertoli, docente e pesquisador do programa de Pós-graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso).
O conceito de Economia Circular busca restabelecer a vida útil de tudo o que se produz, utilizando menor quantidade de matéria-prima virgem, proporcionando benefícios ao meio ambiente, à economia, ao mercado de trabalho e à sociedade, de forma geral. A mediação do encontro ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedettur), com a participação do secretário da pasta, Paulo Henrique Marcelo, que, na oportunidade, levantará as pautas mais atuais sobre o tema, com o objetivo de enriquecer o bate-papo.
“Sorocaba se destaca como uma das cidades mais pujantes do País nos setores do comércio e da indústria. Obviamente que esta relevância no cenário nacional atrai novas oportunidades, cabendo a nós, como gestores públicos, fomentar uma educação de excelência, à altura desses novos desafios”, declara o secretário da Sedettur.
As inscrições para o Fórum podem ser realizadas em https://tinyurl.com/forumsorocaba2050. Confira, na arte a seguir, a programação completa do “Fórum Sorocaba 2050” no dia 18 de abril.
Fonte: Sorocaba-SP