sexta-feira,22 novembro, 2024

E-commerce: 5 ideias para atrair o consumidor da geração Z

A Geração Z é composta por pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 90. Por terem crescido na era da informação e conectividade, esses jovens possuem comportamentos disruptivos em relação às gerações anteriores — configurando um perfil de consumidor completamente diferente.

Dentre as suas características mais marcantes, estão a alta intimidade com o universo digital, a forte presença nas redes sociais, interesse por moda e outras maneiras de se expressar — influenciando os seus hábitos de consumo. A Gen Z também é um público muito adepto ao e-commerce, por já ter confiança em ambientes virtuais.

Segundo Marcelo Dantas, especialista em inovação para e-commerce e CEO da Estrela10, é fundamental pensar em estratégias de vendas apropriadas para esse público. Confira cinco ideias para atrair a geração Z, a seguir;

5 ideias para atrair o consumidor da geração Z

  1. Crie sensação de pertencimento
    O sentimento de pertencimento é fundamental para a geração Z, que deseja fazer parte de uma comunidade que compartilhe seus valores e propósitos de vida. “A geração Z quer se comunicar de maneira direta com seus interesses. Logo, as empresas precisam dedicar tempo para criar estratégias voltadas para essa finalidade”, diz Dantas.
  2. Deixe claro seus valores
    Os consumidores da geração Z também buscam consumir de empresas que vão de encontro a seus valores e que se preocupam com as mesmas causas. “Esse público quer ter percepções claras dos valores e propósitos de uma organização. Por isso, as estratégias de comunicação devem ser direcionadas e trabalhadas no mundo virtual, que é onde a geração Z está”, destaca o CEO.
  3. Tenha iniciativas admiráveis
    Diversidade e sustentabilidade são conceitos inegociáveis com os nascidos desta geração — ter ações nesse sentido se torna uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. “Trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada geração Z”, revela.
  4. Crie laços por meio de conteúdo de qualidade
    A criação de conteúdos orgânicos sobre o universo da marca que criem uma relação — mesmo que momentânea — com esses consumidores, é uma estratégia muito mais efetiva que o marketing tradicional. O CEO revela que o ideal é embutir as oportunidades de venda nos conteúdos.

“A forma clássica de fazer publicidade, com banners coloridos recheados de frases de efeito e promoções chamativas, não funciona tão bem com eles”, explica o especialista.

  1. Deixe de lado os métodos tradicionais de marketing
    Para obter resultados, é essencial que a publicidade para esse público seja diferenciada. Uma das apostas do especialista é o marketing de influência. “O marketing para Geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode — e deve — estar presente na sua estratégia”, afirma.

Fonte: Terra

Redação
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