A Geração Z é composta por pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 90. Por terem crescido na era da informação e conectividade, esses jovens possuem comportamentos disruptivos em relação às gerações anteriores — configurando um perfil de consumidor completamente diferente.
Dentre as suas características mais marcantes, estão a alta intimidade com o universo digital, a forte presença nas redes sociais, interesse por moda e outras maneiras de se expressar — influenciando os seus hábitos de consumo. A Gen Z também é um público muito adepto ao e-commerce, por já ter confiança em ambientes virtuais.
Segundo Marcelo Dantas, especialista em inovação para e-commerce e CEO da Estrela10, é fundamental pensar em estratégias de vendas apropriadas para esse público. Confira cinco ideias para atrair a geração Z, a seguir;
5 ideias para atrair o consumidor da geração Z
- Crie sensação de pertencimento
O sentimento de pertencimento é fundamental para a geração Z, que deseja fazer parte de uma comunidade que compartilhe seus valores e propósitos de vida. “A geração Z quer se comunicar de maneira direta com seus interesses. Logo, as empresas precisam dedicar tempo para criar estratégias voltadas para essa finalidade”, diz Dantas. - Deixe claro seus valores
Os consumidores da geração Z também buscam consumir de empresas que vão de encontro a seus valores e que se preocupam com as mesmas causas. “Esse público quer ter percepções claras dos valores e propósitos de uma organização. Por isso, as estratégias de comunicação devem ser direcionadas e trabalhadas no mundo virtual, que é onde a geração Z está”, destaca o CEO. - Tenha iniciativas admiráveis
Diversidade e sustentabilidade são conceitos inegociáveis com os nascidos desta geração — ter ações nesse sentido se torna uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. “Trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada geração Z”, revela. - Crie laços por meio de conteúdo de qualidade
A criação de conteúdos orgânicos sobre o universo da marca que criem uma relação — mesmo que momentânea — com esses consumidores, é uma estratégia muito mais efetiva que o marketing tradicional. O CEO revela que o ideal é embutir as oportunidades de venda nos conteúdos.
“A forma clássica de fazer publicidade, com banners coloridos recheados de frases de efeito e promoções chamativas, não funciona tão bem com eles”, explica o especialista.
- Deixe de lado os métodos tradicionais de marketing
Para obter resultados, é essencial que a publicidade para esse público seja diferenciada. Uma das apostas do especialista é o marketing de influência. “O marketing para Geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode — e deve — estar presente na sua estratégia”, afirma.
Fonte: Terra