segunda-feira,20 maio, 2024

Conheça Ivonete Guarino, criadora da startup finalista da Expo Favela Innovation Brasil

A etapa nacional da Expo favela Innovation ocorreu nestes dias 1,2 e 3 de dezembro. Desta vez, mais de 200 projetos concorreram a 10 vagas para participar do reality Show ‘É de Casa’, que definirá o melhor empreendimento inovador da favela.

Exclusiva e inovadora, a startup da capital mato-grossense Vô Contigo, ficou entre os 10 finalistas da maior feira de negócios da favela do mundo. Fundado por Ivonete Guarino, o empreendimento é o passaporte de liberdade da pessoa 60+. Um negócio desenhado de filha para pais, que nasceu para proporcionar liberdade e qualidade de vida para quem tanto fez por nós, por meio de um transporte seguro, humanizado e afetivo, do jeitinho que eles merecem. É a única solução de transporte no estado exclusiva para a terceira idade, e oferece grande praticidade aos seus usuários.

O meio de transporte já é uma prova sólida de como a inovação e a dedicação podem revolucionar setores tradicionais, oferecendo serviços de qualidade e seguros para os idosos da região. Com a visão ousada da empreendedora e a confiança em seu negócio, Cuiabá tem a oportunidade de experimentar uma forma de transporte sob medida para esse seleto grupo.

A mente por trás do projeto pioneiro da Vô Contigo é Ivonete Guarino, uma visionária e determinada empreendedora que não teme desafios. Ao 360 News, ela compartilhou sua perspectiva e resultados por participar de eventos que impulsionam seu negócio, tal como a Semana de Inovação MT 2023 e a Expo Favela Innovation. Ela acredita que enfrentar novas experiências e sair da zona de conforto são cruciais para o crescimento pessoal e profissional.

“Participar de processos como esses é uma oportunidade de eu evoluir como pessoa e empreendedora. Sou bem adepta a viver experiências diversas, de fazer coisas que eu nunca fiz e realmente sair da zona de conforto, porque acredito que é fora da zona de conforto que a gente cresce. Tem os perrengues, tem os medos, têm os frios na barriga. Mas é um processo que eu considero muito valioso, e particularmente gosto bastante de me desafiar”, explica.  

Um dos marcos importantes para a Vô Contigo foi sua participação na Expo Favela, onde a empreendedora se destacou como uma das dez principais empresas inovadoras. Embora reconheça que ainda é cedo para mensurar todas as consequências desse reconhecimento, ela enxerga a oportunidade de impulsionar o negócio por meio da visibilidade conquistada, objetivo que também busca através da Semana da Inovação.

“Quero explorar da melhor forma possível essa oportunidade para que mais pessoas realmente conheçam o nosso trabalho”, afirma.

Expansão para novos locais

Enquanto a Vô Contigo já se mostra com uma boa performance e adesão em Cuiabá, Ivonete declara ter planos ambiciosos de expandir suas operações para outras localidades. Ela acredita que essa mudança permitirá que se conecte com novas pessoas e explore oportunidades em um mercado maior e mais desafiador. “Tenho sim a intenção de abrir operação em outro lugar. Cogito São Paulo.  Passei uma temporada por lá, e foi muito bom para me conectar com pessoas, para mudar minhas referências e pensar em novas possibilidades. É um mercado antecipadamente maior, mais complexo e mais desafiador, mas é também uma porta para uma infinidade de possibilidades”, declara.  

Parcerias e ampliação para um futuro mais promissor

Além disso, ela destaca a importância das parcerias como um fator essencial para o crescimento contínuo do negócio. E planeja estabelecer novas parcerias estratégicas com profissionais e unidades especialmente da área de saúde, para que os mesmos conheçam o Vô Contigo junto aos seus pacientes. Isso proporciona um efeito ganha-ganha para todos os envolvidos.

Texto: José Augusto

José Augusto de Souza
José Augusto de Souza
Formado em Jornalismo pela Universidade de Cuiabá (Unic); Design Gráfico pela escola de efeitos visuais Gracom Cuiabá; Redes de Computadores pelo IFMT; Analista planejador de comunicação; Assessor de imprensa; Editor de conteúdo visual estático; Especialista em elaboração e manipulação de documentação e estruturas em 2D; Desenhista; Ilustrador; Escritor;

LEIA MAIS

Recomendados