Filmes como Avatar e Planeta dos Macacos e jogos como The Last of Us utilizam a tecnologia de captura de movimentos para criar personagens digitais com base na performance de atores.
Com a captura de movimento ou mocap (diminutivo em inglês para “motion capture”), os atores criam ações e expressões mais realistas para personagens animados em CGI (computação gráfica).
Como funciona a captura de movimentos
Para fazer a gravação com essa tecnologia, os atores usam uma roupa de captura de movimento que registra suas ações e serve de base para a construção de modelos digitais no computador.
A roupa de captura de movimento tem vários sensores ou marcadores posicionados ao longo do traje. A performance é então registrada por uma câmera de rastreamento, que acompanha o movimento dos sensores e os transforma em dados.
Na gravação por mocap, o visual dos atores não é registrado pelas câmeras, apenas suas movimentações e expressões. Além disso, o ambiente de gravação tem em geral um fundo vazio ou neutro para não interferir na captação.
Tecnologia de captura de movimentos
Há tecnologias diferentes para fazer a captura de movimento. O método mais comum emprega câmeras infravermelhas para rastrear os marcadores retrorrefletores da roupa especial. Outro método usa pontos de LED na roupa de captura de movimento.
Há também uma tecnologia que utiliza sensores inerciais, conhecidos como IMUs, que transmitem os dados de movimento diretamente para o computador. Neste caso, a câmera é utilizada apenas como ferramenta de localização.
Com dados obtidos pela gravação, um software de captura de movimento passa a construir um esqueleto virtual da performance no computador. A partir desse esqueleto, a equipe de pós-produção desenha e anima o personagem.
Além da roupa de captura de movimento, os marcadores também são utilizados no rosto dos atores para registrar em detalhes suas expressões e feições. Dessa forma, todas as nuances da performance do ator são transferidas para seu personagem digital.
Por: Guilherme Haas