A área de tecnologia é uma das mais desejadas. Seja pelo fato de que a cada dia nós dependemos cada vez mais dela, ou simplesmente pelas possibilidade em relação ao mercado de trabalho. Isso porque são inúmeras as profissões onde é possível buscar uma carreira renomada e com um bom salario.
Por conta disso, a demanda de busca por um curso de tecnologia e aprendizagem no setor é cada vez maior. Seja ele mostrando os princípios básicos da programação, até módulos mais avançados, como linguagens mais específicas para quem já possui experiência na área.
Como escolher um bom curso de tecnologia?
Assim como em qualquer área, primeiro é preciso que você tenha uma noção do que esperar de um curso.
Em outras palavras, caso você opte por começar um treinamento na área de programação, é recomendável que você tenha em mente como é trabalhar com determinadas linguagens, as suas rotinas, e até mesmo qual caminho mais específico você quer trilhar.
O mesmo vale para outras áreas, como design, programação de jogos, banco de dados, infra estrutura de TI, e até mesmo Segurança Digital.
Coursera
Uma das plataformas mais famosas é o Coursera. Ela permite que o usuário tenha acesso a mais de cinco mil cursos, com Certificações Profissionais e diplomas acadêmicos a nível de universidades internacionais.
Grande parte dos cursos de tecnologia são montados pelas principais faculdades e empresas que atuam no país.
Entre elas estão as gigantes Meta e Google, que oferecem treinamentos específicos para quem deseja um dia ingressar em uma carreira na empresa, além de emitir certificados oficiais após a conclusão dos mesmos.
Estação Hack
Desenvolvida pelo Facebook, a Estação Hack é uma plataforma que oferece dezenas de cursos onlines e gratuitos de programação.
O projeto, que visa formar jovens e adultos na área, já ofereceu mais de 70 mil bolsas para estudantes em todo o Brasil, além de ter um programa de estímulo para startups.
Além de ensinar a arte da programação, a plataforma tem todo um comprometimento com o impacto social. Ou seja, todos os cursos de tecnologia oferecidos visam também a formação do caráter de seus alunos, não apenas focando na temática principal.
Em outras palavras, os treinamentos visam moldar o cidadão para encararem o mercado de trabalho e aprenderem a boa convivência em sociedade.
Alura
A Alura é uma plataforma de cursos onlinetotalmente voltada para os estudantes de tecnologia. Com foco em linguagem de programação, ela oferece mais de 1.200 treinamentos, todos com certificado emitido ao final da grande.
Todo o conteúdo é gravado em vídeo e os alunos podem tirar suas dúvidas em uma espécie de fórum, onde professores e outros colegas de classe ficam à disposição para auxiliar.
Outra grande vantagem é a forma com que os treinamentos são apresentados. É possível, por exemplo, se inscrever em um curso de programação para apps e jogos Android e, dentro da grade, ser apresentado a diferentes tipos de linguagens de programação e outras ferramentas utilizadas pelos profissionais da área.
Digital House
O Digital House é voltado para quem gosta do modelo tradicional. O serviço oferece cursos online ao vivo com dois professores e turmas de até 50 alunos, onde para conseguir o certificado é necessário entregar um projeto no fim do curso e ter mais de 90% de presença.
Todos os cursos de tecnologia têm um foco maior no mercado de trabalho. Com isso, suas cargas horárias são maiores que outros treinamentos padrões. O mesmo vale para as suas grades, que trazem um conteúdo mais completo e voltado para quem busca ser um profissional da área.
Originais Tech: empresa tem iniciativa sobre conhecimento em tecnologia
O Banco Original – primeiro banco digital completo – anunciou o lançamento do Originais Tech. É programa voltado a disseminação de conhecimento, seja de TI, áreas do Banco ou temas relacionados ao core business do Original.
O Originais Tech nasceu com o objetivo de solucionar gaps de compartilhamento de conhecimento que o time de tecnologia vivenciava.
Segundo Everton Sims, Gerente Executivo de Infraestrutura do Banco original, “Por ser um setor muito dinâmico, percebemos que muito conhecimento acabava se perdendo. Somado a isso, o programa é uma ótima oportunidade de ampliar a atualização do time sobre novidades do setor”.
A troca de conhecimento é feita por meio dos Dojos, encontros diários de cerca de 20 minutos. Essa é uma iniciativa para o desenvolvimento de colaboradores que, no caso, já desejam se firmar no ramo tecnológico. Vale a pena investir, não é mesmo?
Agora que você já conhece as principais plataformas de cursos de tecnologia, gratuitas e pagas, basta escolher o treinamento que mais lhe agrada e embarcar nesse novo aprendizado!