segunda-feira,20 maio, 2024

Cidades inteligentes: Fortaleza é líder em tecnologia e inovação no Brasil

Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo de Tecnologia e Inovação e o 4º lugar em Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2022. Neste ano, a Capital também subiu cinco posições no ranking geral, passando da 22ª posição em 2021 para a 17ª. Manteve a 2ª colocação no Nordeste, atrás de Salvador.

Nesta edição, os vencedores por eixo foram: Fortaleza  (Tecnologia e Inovação); Belo Horizonte (Saúde); São Paulo (Mobilidade e Acessibilidade; Economia); Santos (Urbanismo); Curitiba (Empreendedorismo); São Caetano do Sul (Educação; Segurança); Balneário Camboriú (Meio Ambiente; Governança).

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities 2022 é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

No eixo tecnologia e inovação, que teve Fortaleza como destaque, o estudo avalia elementos de infraestrutura pública, como semáforo e iluminação inteligentes, ações de fomento à tecnologia, como número de incubadoras e profissionais atuando na área, até melhorias para a população, como uso de Bilhete Único no transporte público ou mesmo atendimento ao cidadão por meios eletrônicos.

Por Átila Varela

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