domingo,28 abril, 2024

Centro de Eventos do Pantanal impulsiona mais de R$ 24 milhões na economia local

Em uma jornada intensa de eventos e inovação, o ano de 2023 moldou o presente e o futuro do Centro de Eventos do Pantanal (CEP), por meio do desenvolvimento econômico regional e até nacional gerado pelas atividades que movimentou todo o setor. Ao longo do ano, o espaço localizado em Cuiabá, capital mato-grossense, recebeu 285 eventos no qual reuniu cerca de 157 mil participantes, e destes, mais de 16 mil são de outras localidades.

De acordo com a análise do impacto econômico realizada pela equipe administrativa do CEP com base em cálculo da Embratur, esses eventos injetaram na economia local cerca de R$ 24,6 milhões, que foram gastos em hospedagem, alimentação, transporte, compras e lazer. Além de movimentar a extensa cadeia de atividades, o empreendimento impactou significativamente a geração de empregos diretos e indiretos, visto que foram abertos mais de 5,5 mil novos postos de trabalhos diretos.

Como parte do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), o CEP reflete o compromisso conjunto de impulsionar o crescimento sustentável no apoio ao empreendedorismo e ao fortalecimento do setor de eventos em Mato Grosso. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, destaca a ascensão contínua no setor e a demanda robusta por eventos que impulsiona o mercado local.

“O destaque positivo foi a surpreendente quantidade de eventos realizados em 2023, e já temos uma agenda repleta para 2024. Este cenário é particularmente positivo, pois os eventos desempenham um papel crucial na geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos. O Centro de Eventos do Pantanal tem o orgulho de contribuir para a formação de empresas no setor, visto que muitas delas, após prestarem serviços para o Sebrae/MT se modernizaram e alcançaram padrões elevados. Inclusive, promovemos programas de desenvolvimento que contribuíram para o crescimento desses fornecedores”, pontuou.

Há 12 anos gerenciando o local, Charles Padilha ressalta a importância transformadora que o Centro de Eventos do Pantanal representa para o cenário de eventos ao gerar oportunidades para desenvolver novas maneiras de prestar serviços e superar desafios.

“O Centro de Eventos do Pantanal desempenha um papel crucial na transformação da economia local, servindo como um catalisador para oportunidades de negócios e crescimento. Este espaço não é apenas uma arena para eventos, mas um epicentro de transformação, gerando empregos, renda e ampliando o networking. A importância vai além das transações comerciais; é um ambiente propício para a troca de conhecimento e informações, conectando participantes e empresários. Ao longo dos anos, inúmeras histórias de sucesso se entrelaçaram com este espaço, testemunhando sua influência duradoura na comunidade local”, destaca Charles.

O trabalho e esforço empenhado para a realização dos eventos no Centro de Eventos do Pantanal resultou no maior reconhecimento do segmento por meio do ‘Prêmio Jacaré de Prata’. A honraria foi concedida pelo ‘Prêmio Caio 2023’ – o “Oscar dos Eventos” no Brasil, na categoria ‘Centro de Convenções de Pequeno e Médio Porte, na Região Centro Oeste e Norte’.

Eventos que marcaram

Os congressos continuam sendo os protagonistas entre os eventos corporativo, social e científico, com contribuição significativa na receita do CEP. O destaque deste ano foi para cinco congressos realizados, sendo dois de âmbito nacional – ‘Undime’ e do ‘Congresso Brasileiro de Nematologia e Genoma’. Outros eventos de grande notoriedade foram a ‘ExpoEcos’ e a ‘FIT Pantanal’, esta última atraiu um público expressivo de 40.000 pessoas no mês de maio, consolidando-se como um evento de conteúdo e exposição de destaque.

Além disso, eventos como o ‘Sebrae Hacking’, ‘Jornada de Marketing’, e a ‘Feira do Empreendedor’, demonstraram a diversidade de temas e a abrangência do CEP, ampliando seu alcance e atraindo públicos diversos.

Em uma das mega realizações de 2023, o Centro de Eventos do Pantanal mostrou a expertise dos seus 23 anos de atuação como local preparado para receber qualquer tipo de evento, dado a sua funcionalidade. A exemplo do luxuoso casamento que recebeu no mês de novembro para mais de mil convidados e 800 profissionais em atividade.

Inovações

Dentro da área de 5,8 mil metros quadrados, o CEP inaugurou uma usina solar com capacidade de produção de cerca de 75 mil quilowatts-hora por mês – contribuindo para a redução da pegada de carbono. A instalação de 972 placas fotovoltaicas foi um marco significativo no avanço das energias renováveis e no compromisso com a sustentabilidade, tendo em vista que além do prédio a energia gerada também irá atender mais quatro unidades do Sebrae/MT.

Outra novidade é a implementação da ‘Trilha Ecológica’, uma iniciativa que proporciona aos visitantes a oportunidade de apreciar a rica fauna e flora regional dentro da área de preservação do empreendimento, que integra o bioma do Cerrado. Essa trilha visa oferecer momentos de relaxamento, especialmente para aqueles que participam de eventos e cursos no CEP.

O futuro

Impulsionada pelos agendamentos prévios e pelo setor de eventos aquecido, a expectativa para o ano de 2024 é bem otimista. O CEP já mira o futuro com a captação de eventos de grande relevância, como ‘53° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais’, a ‘FIT Pantanal’, ‘Acricorte’, ‘11° Simpósio Nutripura’ e o ‘Congresso Brasileiro de Genética Médica’ entre tantos outros que evidenciam a projeção do centro como referência para a realização de eventos nacionais e internacionais.

Pensando em modernização, já existe um projeto em andamento para realizar a climatização do pavilhão, para oferecer melhor experiência aos participantes e frequentadores.

“O CEP não é apenas um local de encontros, mas um catalisador de transformações econômicas e sociais. Seu impacto vai além dos eventos, permeando a comunidade e impulsionando a região para um futuro mais sustentável e próspero. O futuro promissor reflete além do sucesso passado, o compromisso contínuo com o avanço e excelência que a equipe promove”, finaliza o diretor Roberto.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados