domingo,12 maio, 2024

BYD lança Xuanji, tecnologia de carro inteligente para competir com rivais

Sistema foi demonstrado na China e, inicialmente, estará disponível nos modelos BYD Yangwang U8 e Yangwang U9

A BYD lançou nesta terça-feira (16) o Xuanji, seu sistema de carro inteligente. A tecnologia já existe em rivais, como nos modelos da Tesla, e conta com funções de auxílio de direção, estacionamento, IA e reconhecimento de voz. A novidade estará presente nos carros da linha Yangwang e será levada para mais modelos no futuro.

Tecnologia de carro inteligente da BYD

De acordo com a agência de notícias Reuters, a BYD tem contratado engenheiros de software para intensificar seus setores de tecnologia. O próprio presidente da companhia, Wang Chuanfu, disse no evento Day Dream que mais de 90 mil funcionários atuam nos departamentos de pesquisa e outros 4 mil apenas em direção inteligente.

A chinesa pretende fazer frente a rivais que já têm tecnologias para tornar os veículos inteligentes, como a Tesla e a Xpeng. A chinesa Huawei é outra que investe no setor.

BYD U9, o superesportivo da montadora, será um dos modelos que receberá o sistema de carro inteligente (Imagem: Reprodução/YouTube)

Xuanji

O sistema Xuanji, que significa “imediatamente” em chinês, quer mostrar como a BYD não vai ficar para trás nas tecnologias de seus modelos. Afinal, antes de ser uma montadora de elétricos, era uma empresa de tecnologia.

Segundo o InsideEVs, que revelou que a BYD fez uma demonstração para a imprensa, o sistema faz o carro funcionar mesmo sem partes essenciais da carroceria. Isso porque a própria tecnologia “substitui” as peças mecânicas faltantes no veículo. Veja mais informações:

  • O Xuanji tem duas IAs (uma no próprio carro e uma em nuvem), que funcionam em três redes de comunicação: com outros veículos, com satélites e com 5G;
  • O sistema eletrônico atua na parte mecânica do carro, nos freios, na direção e na potência. A BYD reconhece que alguns dos atributos se sobrepõem, mas considera a redundância para casos de emergência.
  • A demonstração para a imprensa aconteceu em um carro Yangwang U8 sem algumas partes da carroceria, discos e pinças de freios. Ainda assim, foi possível dirigir o carro, fazer manobras até 60 km/h e freá-lo. Tudo isso através de comandos eletrônicos.
  • O Xuanji ainda conta com três radares laser LiDAR e câmeras 360º com percepção de 99,9%. Segundo o site, a detecção é tão precisa que o carro passou entre duas barreiras com apenas 10 cm de distância de cada lado.
  • Outra novidade essencial é o assistente de voz, algo cada vez mais comum em carros atuais. O sistema reconhece a voz em quatro pontos diferentes dentro do veículo, identifica dialetos diferentes e realiza até 12 comandos em uma única ordem.
  • A BYD trabalha até em novas formas de entrar no carro, como usando uma chave no celular (mesmo sem internet) e biometria, aproximando a mão da porta. Esse segundo continua em desenvolvimento, mas a empresa está confiante.
SUV elétrico Yangwang U8 da BYD
Yangwang U8, que virá para o Brasil, será outro (Imagem: BYD/Divulgação)

Em quais modelos da BYD o sistema está disponível

Por enquanto, o Xuanji está restrito aos carros da linha Yangwang, formada pelo SUV U8 e pelo esportivo U9.

No entanto, a BYD não vai parar tão cedo e já deixou claro que levará a tecnologia para mais modelos no futuro.

Fonte: Olhar Digital

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados