Plataformas populares entre as crianças são acusadas de estimular gastos abusivos.

O BEUC, grupo europeu de direito do consumidor com 44 organizações de 31 países, protocolou uma queixa na Comissão Europeia contra a Roblox Corporation, uma empresa de jogos on-line, e outras seis companhias do mesmo ramo.

As outras empresas citadas são: Activision Blizzard, Electronic Arts, Epic Games (Fortnite), Mojang Studios (Minecraft), Supercell (Clash of Clans) e Ubisoft.

Membros de 17 países, incluindo França, Alemanha e Itália, alegam que as plataformas utilizam “táticas de gastos manipulativos”, por meio das moedas virtuais dos jogos, nas quais as crianças são mais vulneráveis.

As moedas virtuais são itens digitais, como pedras preciosas, pontos ou moedas, que podem ser compradas com dinheiro real, diretamente na plataforma ou em lojas de aplicativos.

Com elas, o BEUC afirma que os jogadores perdem a real noção do quanto está sendo gasto dentro dos jogos, ficando vulneráveis a gastos excessivos.

Por isso, o grupo exige que as plataformas passem a informar o preço dos itens em dinheiro real ou que exibam o equivalente à moeda corrente de cada país.

O Roblox, por exemplo, comercializa todos os seus itens dentro da plataforma em Robux, nome dado à sua moeda virtual. 

Por R$ 5,90, o jogador pode adquirir 80 Robux. Quando o usuário vai comprar qualquer item no jogo, os valores apresentados estão discriminados na moeda da plataforma e não na moeda local.

De acordo com o BEUC, as empresas estão cientes das vulnerabilidades das crianças e usam truques para persuadir jogadores mais jovens a gastar mais.

Segundo o órgão, 84% das pessoas de 11 a 14 anos jogam videogame na Europa. No caso do Roblox, 58% dos usuários afirmam ter menos de 16 anos, segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Estima-se que os europeus gastem € 39 por mês (o equivalente a R$ 235) com compras relacionadas a jogos.

O Roblox é uma plataforma de jogos on-line, criada em 2004 e lançada em 2006, que permite aos usuários programar e jogar games criados por eles próprios. Isso é feito por meio da linguagem de script Lua 5.1, considerada rápida, pequena, segura e com digitação gradual.

O jogo é considerado um dos mais populares na utilização do conceito de metaverso. Além do usuário criar o jogo, ele participa ativamente do desenvolvimento de novos ambientes digitais e interage com novos mundos virtuais. 

Em 2022, a plataforma chegou a realizar um show virtual patrocinado pelo DJ David Guetta em parceria com a Warner Music. A empresa também já criou experiências com a NFL, Fórmula 1 e lançou o Creator Marketplace, uma coleção de animações, modelos e outras ferramentas para desenvolvedores.

Em 2024, o Roblox atingiu a média de 71,5 milhões de usuários ativos. Segundo a companhia, o volume de vendas geradas a partir de compras dentro dos jogos deve ficar entre US$ 4,14 bilhões e US$ 4,28 bilhões neste ano.

A Video Games Europe, organização que representa a indústria de videogames, declarou que as plataformas sempre respeitaram as leis de defesa do consumidor da União Europeia (UE). A organização ainda destaca que os jogadores podem jogar sem nenhum custo inicial ou compromisso.

A Comissão Europeia confirmou que está analisando os elementos apresentados pelo BEUC e que trabalhará com as autoridades nacionais de proteção ao consumidor para definir os próximos passos.

Por Fagner Ramos