A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) levou a segunda edição do “Palco da Ciência” para a cidade de Cáceres. A partir desta segunda-feira (16.19) e até quinta-feira (16.09), o projeto traz programação de palestras, workshops, espetáculos científicos e entre outras atrações educativas e culturais.
O Palco da Ciência é realizado na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres “Professor Adriano Silva”. Um dos destaques é o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. Diariamente, das 8h às 17h, os visitantes podem participar do Planetário Digital, de experimentos interativos e explorar a Sala de Tecnologia e Inovação equipada com óculos de realidade virtual.
O coordenador do MT Ciências, Marcos Natanael Silva de Andrade, destacou a importância de um evento como este para a região. “Cáceres é uma cidade estratégica do Oeste do Estado. A partir daqui, podemos motivar crianças, jovens e adolescentes através do conhecimento em ciências biológicas, em biomas e a preservação deles”, disse.
O evento contará ainda com apresentação do grupo “Ciência em Show” e a Mostra de esportes Paralímpicos, organizada pelo professor Riller Riverdito, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Segundo o professor, a importância dessa iniciativa para a região é a descentralização do conhecimento científico. “O Palco da Ciência vai possibilitar essa comunicação direta com as crianças, mobilizando a curiosidade daqueles que serão os futuros cientistas e protagonistas da produção de conhecimento para as próximas gerações”, afirmou Riller.
O Palco da Ciência é realizado através de uma parceria da Seciteci com Assembleia Legislativa e Instituto Brasil. Antes de Cáceres, já passou por Rondonópolis e visitará cidades como Cuiabá, Tangará da Serra e Várzea Grande até o final deste ano.
Por Gabriel Vieira, sob supervisão de Téo Meneses