sábado,23 novembro, 2024

O produtor rural no centro da inovação no agronegócio

Se tem um ator que não pode ficar fora do ecossistema de inovação no agronegócio, este é o produtor rural. É nisso que acreditamos no AgTech Garage, hub de inovação que se tornou referência em ag&food tech na América Latina e que desde 2022 integra o network PwC. Parece óbvio, mas vale a pena reforçar… o produtor rural é o público-alvo de boa parte das soluções que as grandes empresas e startups colocam no mercado e seu protagonismo tem tudo para se tornar mais potente.

É verdade que, no passado, a inovação tinha menos caminhos para entrar pela porteira. Ela vinha da mão dos consultores das empresas ou dos órgãos de extensão rural, que sempre cumpriram um papel importantíssimo de levar o conhecimento desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa para o campo. Mas, lá atrás, o produtor acabava sendo, no máximo, um “primeiro usuário” de uma semente ou de um trator – o famoso earlier adopter de novas tecnologias.

O futuro está cheio de possibilidades e, em todas elas, eu vejo o produtor no centro.

Hoje, o processo criativo acontece de forma distribuída, fora dos grandes centros de p&d, e permite que o produtor participe de tudo desde o início. Agora, os produtores e produtoras contribuem com o desenvolvimento de soluções e até mesmo investem em startups.

No AgTech Garage, fazemos a ponte direta com o campo por meio de dois programas principais: 1) Membership Bayer, que é aberto para toda cooperativa cliente da empresa que queira resgatar a experiência de fazer parte da comunidade do AgTech Garage no marketplace Orbia; 2) For Farmers, programa patrocinado por grandes companhias para conexão de produtores rurais com startups, a fim de levar tecnologia & inovação ao campo.

O futuro está cheio de possibilidades e, em todas elas, eu vejo o produtor no centro, trabalhando em conjunto com os outros atores do ecossistema. Seja quando os tratores autônomos chegarem ou quando for possível aplicar defensivos sem pisar na lavoura, é o produtor que vai estar do outro lado, monitorando as operações. O caminho da inovação dentro da porteira não tem volta.

Por José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados