O Brasil é destaque mundial quando o assunto é consumo de games. Esse mercado, que já equivale a mais de US$ 163,1 bilhões, está em ascensão por aqui. Estudo da Comscore, divulgado hoje (19) intitulado “Games no Mercado Digital Brasil”, aponta que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países com o maior tempo de consumo de games. Na América Latina, é o país com maior média de consumo na categoria, aproximadamente 8 horas por usuário ao mês.
Os games também estão em sexto lugar entre a audiência digital brasileira, somando 41,7 bilhões de minutos consumidos entre os usuários em abril de 2022, ficando à frente de outros temas, como varejo (30 bilhões de minutos) e serviços financeiros (16,7 bilhões de minutos).
Neste universo, entre os 132 milhões de usuários brasileiros que consomem games em plataformas digitais, a maioria (66 milhões) o faz por meio do celular. Em relação ao perfil demográfico dos consumidores, as mulheres passam mais tempo na categoria, com destaque para aquelas com mais de 35 anos, que consomem 61% minutos a mais que os homens da mesma faixa etária.
“Quando se fala de investimento no mercado de games, diversas marcas do varejo já se destacam com ações ou com interesse em parcerias com empresas desse setor. O amplo público e o alto engajamento dos usuários são atrativos para as marcas, que podem se aprofundar nas demandas cruzadas da audiência para ofertar seus serviços e produtos”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Players de destaque
O levantamento também mostrou os players de maior destaque entre os gamers brasileiros. A Activision Blizzard soma 6 bilhões de minutos ao mês consumidos entre os usuários, a Twitch responde por 5 bilhões e a Roblox por 3 bilhões e as três lideram o ranking brasileiro como os players com maior tempo de consumo da categoria.
A Comscore identificou que 22% dos usuários que acessam a Twitch também usam Roblox e que o YouTube possui a maior sobreposição (83%) de audiência com a plataforma, seguido pelo Instagram (72%), Facebook (61%), Twitter (34%) e TikTok (22%).
Roblox está em terceiro lugar no ranking brasileiro com os players de maior consumo da categoria
Contudo, entre os compartilhamentos do Twitch nas redes sociais, a maior audiência (59%) e a maior porcentagem de conteúdos (51%) são do Instagram, já o líder em ações e curtidas é o Twitter, responsável, respectivamente, por 80% e 79% dessas interações.
Personas
Com inspiração no livro “Tipping Point”, do jornalista Malcolm Gladwell, a Comscore ainda avaliou o público de games dentro do conceito de personas, dividindo-o em seis perfis: Especialistas, Vendedores, Conectores, Campeões, Influenciadores e Receptores.
No Brasil, a persona com o maior número de usuários é a de Receptores, representada por 73,5% do total. Destacam-se ainda os influenciadores e vendedores, com 22,2% e 21,3% do total, respectivamente. Daqueles que se consideram influenciadores da categoria no país (cerca de 26 milhões de pessoas) destacam-se os homens com idade entre 15 e 34 anos e as mulheres com mais de 45 anos. Já no que se refere às classes sociais nas quais estão inseridos, a classe C representa a maioria, somando 46% do total.
Além disso, a Comscore estima que esse público consome, em média, 25 bilhões de minutos de conteúdo de entretenimento por mês, sendo o Spotify (50%) e a Netflix (32%) as plataformas mais acessadas – as demais não atingem nem 5% da audiência cada.
Por: Luiz Gustavo Pacete