Imagine cuidar de um parque de dinossauros, desde a alimentação dos animais, passando pela limpeza da infraestrutura até ações de promoção de vendas. Agora, pense como deve ser tudo isso para uma criança! Essa é proposta do game Dinolândia, criado com o intuito de desenvolver competências empreendedoras de uma maneira moderna e atrativa entre alunos.
Voltado para os pequenos de seis a dez anos ou estudantes do ensino fundamental anos iniciais (independentemente da idade), o jogo simula as fases de um negócio de forma lúdica, como a compra dos dinos e venda de ingressos, tudo administrado pelo usuário. O desafio do jogador é gerenciar os recursos humanos e financeiros, colocar o parque em funcionamento e buscar a satisfação dos clientes. Lançado pelo Sebrae-RS, o game já ultrapassou a marca de mais de 100 mil usuários. Nesta quinta-feira, é comemorado o Dia do Estudante.
A gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RS e responsável pela concepção e gestão do game, Márcia Ferran, dá mais detalhes. “Ao longo de toda a jornada, a criança vai sendo estimulada a superar os desafios e potencializar os ganhos. São 30 temporadas, em que os pais ou responsáveis podem monitorar o desenvolvimento dessas competências por meio de um recurso disponível no aplicativo”, conta.
Segundo Márcia Ferran, além de enriquecer as práticas educativas e aproximar as crianças das novas tecnologias educacionais, elas aprendem a desenvolver competências como autoconsciência, criatividade, motivação, perseverança, iniciativa e planejamento, entre outras.
Tais habilidades são percebidas, na prática, pela professora Cintia Nunes de Oliveira Vieira. Ela leciona no ensino fundamental do Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre (RS).
Cíntia trabalha com os Dinocards, desenvolvidos também pelo Sebrae-RS para serem utilizados em sala de aula pelos professores, não necessariamente em paralelo com o game Dinolândia. Os Dinocards trazem uma série de sugestões de atividades para desenvolver o perfil empreendedor e inovador nos estudantes, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que guia toda a educação básica.
Os Dinocards usam como referência metodologias ativas. Nesse sentido, incentiva no aluno um aprendizado lúdico visando despertar o interesse e o entendimento global sobre temas como resolução de problemas, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
“Após as primeiras aulas com o jogo Dinocards, pude observar os alunos mais críticos, observadores e capazes de propostas do dia a dia”, conta a professora.
Ela relata uma situação que presenciou na própria escola: “Um dia, observei um grupo de alunos na lanchonete do colégio, dando ideias para o proprietário: ‘como os alunos lancham todos os dias, por que cobrar um sanduíche e um chocolate quente separadamente? Por que não fazer um combo para atrair mais alunos?’. Ali, eu vi a primeira sementinha que plantei nesses alunos, a visão de negócio, de empreender”, recorda a docente.
SERVIÇO:
O game Dinolândia, gratuito, voltado a crianças de 6 a 10 anos ou do ensino fundamental I (independentemente da idade), é compatível com celular e tablet e pode ser acessado na Play Store Brasil e Apple Store Brasil.
Já os Dinocards, gratuito, voltado a professores, podem ser baixados aqui.
Por: agência Sebrae