Segundo dados do último Atlas Irrigação, lançado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a área irrigada no país deve aumentar em mais 4,2 milhões de hectares até 2040 e atingir 12,4 milhões de hectares, 51% acima da área atual. Para dar suporte a esse crescimento, inovações tecnológicas fortalecem a agricultura e contribuem para uma produtividade mais eficiente.
A israelense Netafim, pioneira e líder em irrigação por gotejamento, possui em seu portfólio uma extensa gama de produtos de irrigação e as principais inovações existentes no setor para facilitar a vida dos produtores e alcançar cada vez mais sustentabilidade com economia e altas produtividades.
Essas tecnologias serão apresentadas durante a Feira Internacional da Irrigação Brasil 2022 (FiiB), que ocorre de 16 a 18 de agosto, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). “O grande desafio da agricultura brasileira atual é aliar sustentabilidade com altas produtividades. A irrigação por gotejamento é um importante aliado na economia e eficiência da produção. No estande na FiiB 2022, apresentaremos aos visitantes nosso portfólio completo de produtos e oportunidades de negócios que irão ajudar os produtores a aumentarem a rentabilidade das lavouras”, destaca Carlos Sanches, Diretor de Marketing da Netafim Brasil e Mercosul.
Nesta edição a empresa ficará nos estandes 22, 23 e 24, projetados de maneira totalmente interativa, o que convida o público a conhecer o portfólio que atende desde a Agricultura Familiar ao grande empresário do agronegócio. “Teremos a já famosa parede verde com o slogan “Eu sou orgulhosamente irrigante”, que tem sido uma grande atração nas nossas participações em eventos e que proporciona a oportunidade de os visitantes demonstrarem porquê de fato são orgulhosamente irrigantes, como de fato contribuem para que tenhamos a produção de alimentos sustentável e condizente com o aumento populacional”, conta Sanches.
Os visitantes terão acesso também à plataforma digital de relacionamento com parceiros distribuidores com compras online, gestão de pedidos e estoques e todos os programas de marketing de relacionamento. “Dessa forma buscamos proporcionar sempre a melhor experiência aos nossos parceiros”, explica o Diretor.
“Teremos uma apresentação com o tema: ‘A irrigação como agente transformador na agricultura’, no dia 16/08 das 14h30 às 15h00, no auditório principal. Eu serei o palestrante e a proposta é ressaltar o papel da irrigação em levar a agricultura a um novo patamar de produção e falar do conceito de harmonização da irrigação por gotejamento e pivô central para grãos, que proporciona excelentes resultados aos agricultores, pois 100% da área passa a ser irrigada e isto otimiza as operações de plantio, tratos culturais e colheita”, detalha Sanches.
Além da feira, a empresa participa do XXXI CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), que acontece concomitantemente ao FIIB. Ainda no dia 16/08, das 15h30 às 17h00, o CEO Brasil e Mercosul da Netafim, Ricardo Almeida, participam de uma mesa redonda do CONIRD com o tema: “Construindo o futuro da agricultura irrigada brasileira: demandas e potencial do setor de irrigação”.
Os maiores benefícios do gotejamento estão ligados à otimização do recurso hídrico, potencialização da produtividade, redução no consumo de energia e de mão-de-obra para a operação. A facilidade e praticidade do sistema garante economia de tempo e melhor gestão da propriedade. Na maioria dos casos, o ganho de produtividade, redução no consumo de água e energia elétrica, garantiram um retorno do investimento rápido logo após a adoção da tecnologia.
A FiiB tem como principal objetivo fomentar discussões e bons negócios entre visitantes e empresas ligadas à irrigação. Além de apresentar ao público as principais novidades do mercado, é um palco para debates sobre as necessidades do setor com palestras e minicursos com temas e conteúdos técnicos, mostrando a fundamental importância que a irrigação tem no dia a dia. Parada obrigatória para os que desejam estar à frente das últimas novidades no que diz respeito à irrigação!
Fonte: Netafim