domingo,24 novembro, 2024

Linguiçaria do Chef destaca importância de consultoria nos processos de certificação e licenças

As diversas legislações e o sistema burocrático do Brasil tornam os processos de certificações e de gestão de documentos uma tarefa complicada e técnica para a maioria das empresas. Muitas vezes, a solução é recorrer ao apoio de uma consultoria, como no caso da Linguiçaria do Chef, que buscou ajuda da Sanity para a implementação de sua fábrica e obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

A empresa, criada pelos irmãos Anderson e João Peixoto, surgiu a partir de uma necessidade de Anderson, chef de cozinha, que não encontrava produtos que correspondessem às suas expectativas de qualidade de embutidos. O chef optou por fabricar suas próprias linguiças. Graças ao boca a boca de amigos e da família, a iniciativa virou um pequeno negócio.

Inicialmente, as vendas e os pedidos se concentravam no WhatsApp, mas gradualmente um business plan foi desenhado. “Começamos a entender que o mundo estava muito na omnicanalidade, então teríamos que atender tanto no e-commerce quanto numa loja física para o consumidor final, além do foodservice e dos grandes varejistas”, explicou João Peixoto, cofundador e CEO da Linguiçaria do Chef.

Certificação da fábrica própria

Em setembro de 2019, a loja física da Linguiçaria do Chef foi inaugurada, seguida pelo desenvolvimento de um site e aplicativo próprios. Os irmãos definiram que a próxima etapa do negócio seria a criação da própria fábrica e a entrada no processo de certificação, que funcionaria como uma forma de validação para o mercado e expansão dos negócios. Entretanto, nesse momento algumas dificuldades começaram a surgir.

“A gente começou a bater nas prefeituras e no governo do Estado e não encontrávamos ninguém para orientar sobre qual caminho seguir para tirar a certificação. A burocracia é enorme e as dificuldades, gigantescas. Foi aí que percebemos que precisávamos de uma empresa de consultoria para auxiliar no desenvolvimento da fábrica e tirar essa certificação”, contou João.

A Sanity, empresa especializada em consultoria sanitária e auditoria, passou a fazer parte do projeto da Linguiçaria do Chef nesse momento. A consultoria atuou tanto na parte de registro e documentação quando na de fornecedores e equipamentos, explicando quais tipos seriam melhores para a fábrica.

“A gente fez o processo faseado [existem algumas fases para tirar a certificação] e a Sanity fez o acompanhamento desde o início até a certificação. Demorou um pouco por conta da burocracia do nosso País, algo em torno de 1 ano e 4 meses, mas tudo foi acompanhado por eles”, contou o executivo. Ele ainda revelou que, para uma operação tão grande, a empresa recebeu investimento do Grupo Ergo, que passou a ser um dos investidores do negócio.

Mesmo com a certificação já em mãos e com a fábrica em processo de implementação, o CEO comenta que a Sanity ainda tem funções importantes no dia a dia da empresa. “Eles fazem todo um acompanhamento com a gente para manter a certificação, como se fossem auditorias internas”, revela. Além disso, a Linguiçaria do Chef conta com o apoio de uma nutricionista da Sanity que acompanha o lançamento de rótulos e o fluxo interno de produtos e insumos.

João destacou que o próximo passo é expandir as operações da empresa. “A nossa ideia agora é entrar nos supermercados de vez. Estamos buscando grandes parceiros em São Paulo, e depois queremos alavancar o negócio em outros Estados e quem sabe até exportar o nosso produto”, revelou o executivo.

Imagem: Reprodução

Por: Marcelo Audinino

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados