Muito além do entretenimento, os games vêm inspirando um número cada vez maior de empresas que buscam inovar na forma como vendem, produzem e até como treinam seus colaboradores e parceiros. Esse é o caso da Via, varejista dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra. A empresa lançou a Via Academy, plataforma de treinamento para lojistas que se baseia na gamificação. O objetivo da ferramenta é utilizar o ambiente virtual para profissionalizar lojistas e auxiliar empreendedores a ampliarem os negócios no marketplace.

Além da dinâmica lúdica, o game trabalha com feedback para falhas nas escolhas do jogador durante o percurso e também permite que ele verifique a evolução do aprendizado. Ao final, quem consegue concluir a trilha terá premiações exclusivas como mentorias com líderes, executivos e pacotes de publicidade no Via Ads, plataforma de anúncios do marketplace.

“Os conteúdos em games são os mais acessados no Via Academy, então nossa equipe desenvolveu um novo jogo em que unimos a irreverência com um cenário virtual e lúdico para trazer aprendizado sobre a jornada de vendas e também motivar o lojista a alavancar seu negócio dentro do nosso marketplace”, explica Fernanda Winck, diretora de Marketplace da Via. O Via Academy possui outras três trilhas de treinamento com jogos – Primeiros Passos, Minha Conta e Regras do Marketplace – que já atingiram quase 3 mil acessos.

Atualmente, o Via Marketplace conta com 138 mil lojistas parceiros e 46 milhões de produtos. “Na Via, temos a meta de ser uma companhia que vai muito além do varejo e entendemos que a tecnologia e a inovação são motores que nos levam adiante. Investimos pesado em um processo de aceleração tecnológica, que teve como resultado, o número expressivo de crescimento de lojistas  de 1 para mais de 138 mil no primeiro trimestre deste ano em nosso marketplace”, destaca Fernanda.

Fernanda Winck: “Os conteúdos em games são os mais acessados no Via Academy, então nossa equipe desenvolveu um novo jogo em que unimos a irreverência com um cenário virtual”

Muito além do entretenimento, os games vêm inspirando um número cada vez maior de empresas que buscam inovar na forma como vendem, produzem e até como treinam seus colaboradores e parceiros. Esse é o caso da Via, varejista dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra. A empresa lançou a Via Academy, plataforma de treinamento para lojistas que se baseia na gamificação. O objetivo da ferramenta é utilizar o ambiente virtual para profissionalizar lojistas e auxiliar empreendedores a ampliarem os negócios no marketplace.

Além da dinâmica lúdica, o game trabalha com feedback para falhas nas escolhas do jogador durante o percurso e também permite que ele verifique a evolução do aprendizado. Ao final, quem consegue concluir a trilha terá premiações exclusivas como mentorias com líderes, executivos e pacotes de publicidade no Via Ads, plataforma de anúncios do marketplace.

“Os conteúdos em games são os mais acessados no Via Academy, então nossa equipe desenvolveu um novo jogo em que unimos a irreverência com um cenário virtual e lúdico para trazer aprendizado sobre a jornada de vendas e também motivar o lojista a alavancar seu negócio dentro do nosso marketplace”, explica Fernanda Winck, diretora de Marketplace da Via. O Via Academy possui outras três trilhas de treinamento com jogos – Primeiros Passos, Minha Conta e Regras do Marketplace – que já atingiram quase 3 mil acessos.

Atualmente, o Via Marketplace conta com 138 mil lojistas parceiros e 46 milhões de produtos. “Na Via, temos a meta de ser uma companhia que vai muito além do varejo e entendemos que a tecnologia e a inovação são motores que nos levam adiante. Investimos pesado em um processo de aceleração tecnológica, que teve como resultado, o número expressivo de crescimento de lojistas  de 1 para mais de 138 mil no primeiro trimestre deste ano em nosso marketplace”, destaca Fernanda.

O objetivo com a linguagem é contribuir para profissionalizar a rede de vendedores parceiros da empresa

De acordo com a executiva, o investimento em inovação tem como objetivo oferecer aos lojistas a melhor experiência de uso da ferramenta que é o marketplace. Isso envolve não apenas a operação do negócio dos parceiros, mas também a rentabilidade. “Todo lojista pode ser nosso parceiro, e estamos trabalhando para estender as nossas fortalezas aos lojistas parceiros: crédito e logística, com o cliente e com o lojista no centro. Para isso, desenvolvemos novas frentes operacionais, como crediário, fullfilment para o diferencial de sermos uma multiplataforma, lançamento do aplicativo ao lojista, entre outros.”

A Via Academy existe desde 2021 como uma escola para lojistas e a utilização dos games surgiu no contexto de tornar algumas dessas trilhas de conhecimento mais interessantes. “O grande desafio do projeto foi pensar em um game que motivasse e preparasse o lojista para aumentar suas vendas e, além disso, mostrar todos os serviços que oferecemos para ajudá-lo a chegar neste objetivo em nosso marketplace. O processo de desenvolvimento do game demorou por volta de três meses, contando com o mapeamento do conteúdo a ser abordado, desenvolvimento dos roteiros, ilustrações, animações, programação e plano de comunicação. O fato de ter sido desenvolvido 100% internamente, sem a necessidade de terceirização em nenhuma das etapas, facilitou e encurtou todo esse processo. Queríamos um game inovador, acessível, com usabilidade e navegação simples”, destaca.

Integração
Todas as áreas e departamentos participaram do desenvolvimento do projeto explica Fernanda. “Atualmente, contamos com uma estrutura exclusiva em Comunicação e Treinamentos no marketplace com profissionais qualificados, ou seja, um time dedicado profissionais responsáveis pelo projeto tanto no desenvolvimento de plano de comunicação, estratégia de conteúdo, mapeamento de tendências de mercado, e o principal, designers dentro da estrutura do marketplace, dedicados exclusivamente ao projeto.”

Fonte: Forbes Brasil

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