terça-feira,26 novembro, 2024

Febre no Instagram, plataforma de mensagens anônimas NGL acende preocupações sobre bullying

Se você visualizou stories do Instagram de amigos e familiares nas últimas semanas, provavelmente se deparou com uma nova mania entre os usuários: a de abrir uma caixa de mensagens anônimas para os seguidores.

Trata-se da plataforma NGL, acrônimo para “Not Gonna Lie” (“não vou mentir”), que foi lançada em novembro de 2021 e explodiu em popularidade nos últimos meses, alcançando a marca 7,3 milhões de downloads pelo mundo, segundo o Apptopia. A maioria desses downloads aconteceu na segunda metade de junho, o que levou o app a ficar em primeiro lugar na loja de aplicativos da Apple.

O app em si é simples: uma vez baixado, ele gera um link para você colar em seu story ou bio do Instagram, convidando seus seguidores a enviarem mensagens anônimas. Os recados aparecem em uma caixa de entrada no aplicativo NGL. Ao clicar em “responder”, você pode postar suas respostas em seu story.

Há anos, os internautas se fascinam por mensagens anônimas, pela possibilidade que elas representam. “Será que vou receber elogios? Ou alguém vai confessar seu amor por mim?” 

O NGL não é a primeira plataforma com esse conceito a se tornar popular. Alguns exemplos são Ask.fm, Curious Cat, YikYak, Yolo e LMK. Mas boa parte deles enfrentou problemas. No ano passado, o Snap suspendeu Yolo e LMK depois de receber um processo envolvendo um adolescente que sofreu bullying nas plataformas por meses e cometeu suicídio.

O processo, ainda pendente, alega que Yolo e LMK violaram as leis de proteção ao consumidor e que aplicativos desse tipo permitem o bullying a ponto de serem considerados perigosos.

Em meio ao sucesso do NGL, preocupações semelhantes estão começando a surgir. Embora o site diga que usa algoritmos “para filtrar linguagem prejudicial e bullying”, usuários relatam ter encontrado frases e termos inadequados. A plataforma não respondeu aos pedidos de comentários do Business Insider.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados