O Lions Clube Tangará da Serra vem há seis anos realizando o plantio anual de mudas de árvores de ipês em diferentes vias, especialmente em áreas rurais, como parte das ações do Projeto Caminhos.
No ano passado, com objetivo de expandir o plantio em área urbana, o clube lançou a campanha permanente ‘Disque Árvore’ – uma forma de contribuir com o plantio de árvores frutíferas e/ou ornamentais também na área urbana da cidade. Esta inovação resultou no plantio e distribuição de 736 mudas de árvores, mesmo em ano de pandemia.
- Para este ano o clube dobrou a meta e a expectativa foi ultrapassada:
Foram 2.370 mudas de árvores frutíferas, nativas e ornamentais doadas e o plantio realizado pelos próprios moradores/sitiantes, através da supervisão da Comissão de Meio Ambiente do Clube.
Essas mudas são produzidas pelos próprios associados, em Viveiro do Lions Clube Tangará da Serra. O trabalho inicia com a colheita das sementes, segue com germinação e a produção das mudas de árvores, e, finalmente, o plantio e/ou distribuição.
A produção no viveiro é constante e todo ano são produzidas mais de mil mudas para atender a demanda do Clube, que cresce a cada ano.
Nestes seis anos do projeto, mais de 3.200 mil árvores já foram plantadas no Município de Tangará da Serra (200 em 2016, 800 em 2017, 791 em 2018, 780 em 2019/2020 e outras 736 em 2021), em suas comunidades rurais e áreas urbanas, e são frequentemente acompanhadas pelos associados e pela comunidade.
Fonte: diariodaserra.com.br