Criado para conscientizar a população sobre a importância da participação de todos na proteção ambiental e a maior data internacional para o meio ambiente, o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), marca a celebração de diversas medidas do Governo Federal para conservar o planeta.
Com uma lei ambiental moderna e um Código Florestal que serve de exemplo para o mundo, o Brasil tem reafirmado seu compromisso de preservar o meio ambiente. Os esforços de conservação são permanentes e as ações federais para proteger a biodiversidade do país foram ampliadas. Atuação vai desde questões climáticas a medidas de eliminação de lixos na natureza e preservação da biodiversidade nacional.
Com mais de 20 milhões de brasileiros que vivem, trabalham e ajudam na conservação da Amazônia, o Governo tem reforçado investimentos federais, programas nacionais e muita pesquisa e inovação para alcançar soluções ambientais lucrativas para as pessoas, as empresas e a natureza.
Os investimentos na proteção da biodiversidade com a criação de empregos verdes estão garantidos com o Programa Nacional de Crescimento Verde. A meta é incentivar, apoiar e priorizar os projetos sustentáveis para mostrar ao mundo que o futuro verde está no Brasil.
Com o compromisso de incluir as pessoas na missão de preservar a vida, o ar limpo, a água pura e o solo fértil, o Governo Federal lançou também o Floresta+ e a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.
Outra ação que contribui para um mundo mais limpo e renovável está na geração de energia: mais de 80% da matriz elétrica brasileira são compostos por fontes renováveis. Programas federais de incentivo à produção de energia limpa têm garantido a sustentabilidade da matriz.
O combate constante a crimes ambientais e os investimentos em melhorias do meio ambiente urbano também receberam reforço desde 2019. A ampliação das redes de esgoto e saneamento, o fim dos lixões a céu aberto e programas de incentivo à reciclagem estão nesta lista.
Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo Federal apresenta em seus canais digitais uma série de postagens sobre os avanços brasileiros na preservação ambiental aliada à criação de condições para uma economia cada vez mais verdadeiramente verde, para a dignidade humana e para o desenvolvimento. Acompanhe as redes sociais até 5 de junho e conheça essas ações.
Por: gov.br