sexta-feira,22 novembro, 2024

Startup cuiabana revoluciona o setor alimentício conectando quem gosta de cozinhar a quem sente fome

Cuiabá vem ganhado cada vez mais destaque seja no esporte, na cultura, na arte e até mesmo nos negócios nascidos na cidade do calor. A Eats For You, nascida na capital mato-grossense, é uma plataforma de refeições caseiras que tem conquistado seu espaço como startup global. Foi fundada por um cuiabano, Pedro Haddad e por um goiano de Jataí, Nelson Andreatta, que, como ele mesmo diz, é cuiabano de coração.

“Eu sou cuiabano de tchapa, meus pais também são. Meu avô veio de São Paulo para Cuiabá para tentar uma vida melhor e ele se tornou um dos fundadores da CDL, então nós somos uma família de comerciantes”, conta Pedro Haddad, que é publicitário, especialista em Gestão de Marketing e Branding e que assumiu a posição de CFO da Eats For You. 

Nelson Andreatta é do interior do Goiás e veio à Cuiabá para estudar publicidade. Foi na sala de aula que conheceu Pedro. Ele é publicitário, especialista em Gestão de Marketing e com atuação nas áreas de inovação e desenvolvimento de negócios. Ainda durante a formação superior, os colegas resolveram criar um negócio juntos, a QBrand, uma agência especializada em Branding que teve trabalhos em circulação em 5 continentes. 

“Apesar de ter pouco dinheiro, de verdade, eu tinha 600 reais no bolso, o Pedro tinha 600, então a gente juntou esses 1.200 reais para abrir a agência em abril de 2004”, explica Nelson Andreatta.

Para Pedro Haddad, empreender é uma herança familiar. Ele ressalta a importância do avô, Luiz Haddad, não só para o comércio cuiabano, mas para a família. O seu Luiz foi um dos comerciantes mais antigos em atividade na rua 13 de Junho. 

Uma verdadeira revolução das marmitas, a Eats For You, assim como a QBrand, é um negócio que nasceu e ganhou forma em Cuiabá. “Surgiu a vontade de entrar no mercado de tecnologia e nós tivemos a ideia da Eats For You, que era um projeto de impacto social que tem como objetivo levar uma alimentação feita em casa, que é muito mais gostosa e muito mais saudável, a um preço justo para o trabalhador brasileiro ao mesmo tempo que gera renda formal para os donos e donas de casa, que podem produzir marmitas em suas próprias cozinhas e vender pelo nosso aplicativo”, relata Nelson Andreatta, CEO da startup. 

A Eats For You veio de um insight no escritório da QBrand se localizava em um prédio comercial na Isaac Póvoas, em Cuiabá. “O Pedro me perguntou onde a gente ia almoçar e então eu lembrei de todos os restaurantes da região, mas eu não queria comer em nenhum, eu queria comida caseira. O Pedro ficou assim ‘onde a gente vai achar comida caseira?’ e eu comecei a observar as residências da região e pensei ‘imagina o tanto de dona e dono de casa que está fazendo o almoço agora, imagina se a gente pudesse comprar comida dessas pessoas? Imagina a rede de produção de alimentos?”, relata Nelson.  

Pedro explicou como foi a parte inicial de planejamento e estruturação do novo negócio. “A gente chegou a fazer um teste em Mato Grosso para saber qual era o engajamento, o interesse por parte da base empreendedora que a gente chama de Tios e Tias, e por parte de quem gostaria de comprar esse tipo de refeição. Entre a ideia e a reunião com o programador, nós levamos três meses para finalizar toda a parte de pesquisa e estruturação”. 

O CEO Nelson Andreatta, que morou em Cuiabá por 16 anos, explicou: “Nós estamos falando de uma mini fábrica de comida em cada quarteirão do planeta, pense em quantas casas têm por quarteirão. Isso é uma rede de produção de alimentos enorme, com indução produtiva, geração de renda formal, impacto social, otimização de produção, otimização de logística e ainda a gente leva uma alimentação de qualidade para as pessoas, porque qualidade é comida caseira, minimamente processada. Hoje somos uma das maiores empresas do país, de milhões de reais, e vamos anunciar um dos maiores investimentos do ano no segmento”. 

O negócio foi pensado e desenvolvido aqui e cerca de um ano depois, em 2017, a Eats For You já estava sendo oficialmente lançada. A Alelo, maior empresa de benefícios do país, iniciou uma parceria com os sócios e, por questões de logística de crescimento do projeto, sugeriu que o lançamento fosse na cidade de São Paulo. “Através da parceria com a Alelo, nós fomos o primeiro aplicativo do Brasil a aceitar pagamento com vale-refeição online”, lembra Nelson. 

O CFO Pedro Haddad ressalta que, apesar do lançamento ter sido em São Paulo, toda a construção do aplicativo foi feita em Cuiabá. 

A startup também atraiu a atenção de João Kepler, um empresário e investidor que está entre mais requisitados de todo o Brasil. “Uma amiga e cliente da nossa agência em Cuiabá nos colocou em contato com o João Kepler. E ele aprovou o projeto. A nossa primeira reunião foi no dia do lançamento em Cuiabá”. A Eats For You também recebeu investimento do Anjo Investidor, Banco BMG, Bossa Nova Investimentos, investidores-anjo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), além de vários outros investidores independentes. “O primeiro investimento que a gente teve foi feito em Cuiabá. A gente veio pra São Paulo lançar o nosso negócio com dinheiro de cuiabanos”, ressalta Pedro, orgulhoso ter começado seu negócio em sua cidade de origem.

Para os sócios é fundamental que as empresas tenham como modelo de negócio o ESG (governança ambiental, social e corporativa), que é a responsabilidade com o meio ambiente, responsabilidade social, com a comunidade, com a governança e com processos anticorrupção. 

Com a pandemia da Covid-19 a empresa iniciou uma campanha para distribuir refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade com objetivo reunir 100 mil refeições através de doações. Já foram entregues mais de 35 toneladas de comida. 

“Durante a pandemia nós lançamos o desafio #100MilSemFome, pensando em levar refeição e na produção, que são os tios e tias, que têm renda desse trabalho, então começamos a buscar investimento, doações para manter a engrenagem funcionando”, explicou Pedro. “Nos anos de 2020 e 2021 a gente conseguiu entregar mais de 122 mil refeições para pessoas em situação de rua em São Paulo e gerar mais de meio milhão de reais de renda formal para famílias que produziram esses alimentos”, finaliza Nelson. 

Diante da importância social e do sucesso dessa e outras campanhas desenvolvidas pela Eats For You, a empresa, em parceria com outros negócios que acreditam nesse trabalho, decidiu tornar essa ação um canal perene de doações para população em estado de vulnerabilidade e também com o objetivo de gerar renda. 

Os sócios relataram a transformação de realidade que a Eats For You proporciona para diversos Tios e Tias. “A primeira Tia começou empreendendo com a gente, perdeu o medo, abriu uma marmitaria e hoje tem um restaurante com produção enorme”, relata Nelson. Para muitos, a startup é um movimento social que, dentro de casa, gera mudança e incentiva o empreendedorismo. 

Quando perguntado sobre o potencial de alcance da empresa, Pedro responde: “Se for pensar num movimento como esse, porque as pessoas de todo o mundo se alimentam, então a gente sabia que era uma questão de tempo para a Eats For You ganhar proporções mundiais”. Nelson brinca que “a gente é bem megalomaníaco, a empresa já nasceu como um projeto global”. Atualmente os sócios se preparam para lançar o aplicativo na Europa. 

Para ser um Tio ou Tia, gerando renda formal, basta se cadastrar no aplicativo ou no site, eatsforyou.com.br. O dono ou dona de casa passa por um processo para validação, que é composto por 5 estágios, incluindo visitas técnicas em domicílio para verificar as medidas de segurança alimentar e vigilância sanitária. A Eats for You também proporciona todo o suporte de embalagens, sistema de pagamento e logística.

Os consumidores acessam o aplicativo que está disponível para Android e iOS, analisam o atendimento na região, escolhem os pratos preferidos e optam por retirar em um os Pontos de Retirada (PDR) mais próximo ou receber via delivery.

A Eats For You é uma das 100 ideias mais inovadoras do mundo, conectando quem gosta de cozinhar a quem sente fome.

Texto: Milena Vilar

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados