Líderes listaram atitudes que adotam para controlar o esgotamento emocional causado pelo trabalho – e pesquisas mostram que elas são eficientes
Empreender pode trazer diversas conquistas e alegrias, mas também pode afetar a saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Inc. com 1,5 mil líderes de companhias dos EUA, por exemplo, evidencia essa realidade. Para 36% dos entrevistados, a liderança gerou ansiedade, enquanto 9% relataram depressão. Além disso, 3% disseram que a função causou ou piorou o abuso de substâncias.
Segundo a publicação, os resultados reforçam a necessidade de que os empreendedores protejam sua saúde mental e seu bem-estar emocional enquanto estão focados em negócios. Os próprios entrevistados listaram algumas ações simples- que adotam para amenizar a ansiedade e manter o esgotamento sob controle – e pesquisas mostram que elas são eficientes.
1. Encontre tempo para se exercitar
Quando questionados sobre a rotina de autocuidado mais eficaz para eles, a maioria dos empreendedores apontou a atividade física como uma saída. Eles disseram que reservam tempo em seus horários para exercícios frequentes.
Estudos demonstraram que há uma conexão direta entre exercício e saúde mental, e algumas pesquisas sugerem que adicionar um treino semanal à rotina diária pode reduzir a ansiedade, melhorar o humor e melhoras as funções cerebrais.
2. Faça pausas durante o trabalho
Fazer pausas na rotina foi apontado pelos líderes como o truque de produtividade mais ‘incomum’ usado por eles. Esses momentos são usados para tirar cochilos de 15 minutos ou até mesmo para dançar pelo escritório.
Há uma lógica científica para isso. Estudos sobre produtividade e função cerebral revelam que fazer pausas ajuda o organismo a funcionar melhor. Além disso, afastar-se de um problema ou de uma tarefa específica e focar a atenção em outra coisa ajuda o cérebro a encontrar formas de resolver um problema. É por isso que as pessoas muitas vezes relatam ter ótimas ideias quando estão fazendo algo não relacionado ao trabalho.
3. Passe um tempo com quem você gosta
Ao abordar as maiores dificuldades de ser líder de uma empresa, 10% das respostas dos entrevistados incluiu as palavras “solitário”, “sozinho” ou “isolamento”. Outras apontam que começar uma empresa causou afastamento da família e até mesmo o divórcio.
Cientificamente, o isolamento social se mostrou ruim para a saúde. Um experimento mostrou que até mesmo encontros casuais podem afastar a solidão, gerar felicidade e diminuir o estresse. Assim, para preservar a própria saúde emocional e física, é importante que os empreendedores priorizem seus relacionamentos, dentro e fora do local de trabalho.
Texto: Pegn