A gigante de eletrodomésticos Whirlpool inaugurou na Argentina a fábrica mais moderna do grupo no mundo. Está instalada na cidade de Pilar, na Província de Buenos Aires, onde foram investidos US$ 52 milhões (cerca de R$ 270 milhões) em uma planta que vai produzir 300 mil unidades de lavadoras frontais por ano.
O destino de mais de 70% da produção será o mercado brasileiro. Com isso, a empresa se consolida como a maior exportadora de eletrodomésticos da Argentina.
“Nosso objetivo é aumentar a venda das lavadoras de carga frontal no Brasil com preço mais acessível”, afirma o presidente da companhia para América Latina, João Carlos Brega. Hoje, o mercado brasileiro de lavadoras com porta frontal é abastecido por eletrodomésticos importados da Ásia.
Por conta das vantagens competitivas do país vizinho, entre elas o custo logístico reduzido, a Whirlpool vai conseguir colocar as lavadoras com preços menores em relação aos da concorrência.
Com a nova fábrica, a Argentina vira um polo de produção de lavadoras com porta frontal. “Será a única fábrica de lavadora com porta frontal na América do Sul”, diz Brega.
Atualmente, lavadoras com porta na parte superior respondem por 80% das vendas no mercado brasileiro. A intenção da companhia é, a médio prazo, liderar as vendas, abocanhando os 20% restantes do mercado de lavadoras.
Com informações de Estadão Conteúdo