O WhatsApp é um dos aplicativos mensageiros mais famosos dos últimos tempos. O chat permite diversos recursos interessantes, capazes de auxiliar a organização e comunicação de vários usuários, sejam estes empresas, funcionários, ou pessoas aleatórias. Dentre as possibilidades, constam a presença de comunidades, grupos, e listas de transmissão.
Confira a seguir as diferenças entre cada recurso, quem pode cria-los, e os limites para cada um dentro do aplicativo de mensagens.
Diferenças de cada categoria no WhatsApp
- Grupo: um grupo de WhatsApp nada mais é do que um espaço virtual reservado para determinado contingente de pessoas. Isso significa que todos os membros deste espaço terão acesso, simultaneamente, a todas as mensagens e arquivos ali enviados. Se necessário, é possível restringir o grupo para que apenas administradores possam enviar mensagens. O software permite a adição de até 1.024 pessoas em um mesmo grupo.
Comunidade: é um recurso bastante útil para administradores de grupos. Isso porque a tecnologia permite ao usuário a reunião e organização de vários grupos em um só lugar. Desta forma, os administrados das comunidades conseguem enviar informações para todos os participantes simultaneamente. Além disso, permite aos membros a navegação livre ente cada grupo localizado dentro da mesma comunidade. É possível adicionar até 50 grupos com limite de 5 mil membros no total. - Lista de Transmissão: é uma das características do WhatsApp Business. De forma geral, ela permite que um usuário envie simultaneamente uma mesma mensagem a vários contatos salvos. Para que o envio seja bem sucedido, é necessário que o destinatário também tenha seu número salvo. Até o momento, é possível adicionar até 256 contatos em cada lista de transmissão.
A diferença da lista de transmissão para os grupos é que a primeira é uma via de mão única para comunicação: apenas o criador da lista pode enviar mensagens. Caso o destinatário responda, um chat deve abrir para a conversa entre ambos, de maneira que os demais destinatários não tem qualquer contato entre si.
Fonte: Olhar Digital