Depois de meses de testes no Android e iOS, o WhatsApp está, finalmente, liberando a ferramenta de transcrição de mensagens de áudio para todos os usuários a partir desta quinta-feira (21). Com isso, os usuários poderão ter acesso ao teor integral dos conteúdos de voz mesmo em ambientes muito barulhentos.
“Estamos animados em apresentar a transcrição de mensagens de voz. As mensagens de voz podem ser transcritas em texto para ajudar você acompanhar conversas, independentemente do que esteja fazendo”, de acordo com o comunicado da empresa.
O recurso está sendo liberado gradativamente e deve estar disponível para todos os usuários em algumas semanas. A Meta afirma que a criptografia de ponta a ponta também protege as transcrições. Isso significa que nem mesmo o mensageiro tem acesso aos conteúdos.
Como usar o novo recurso de transcrição
A novidade não vem ativada por padrão. Por isso, os usuários precisam acessar: “Configurações” > “Conversas” > “Transcrição de mensagens de voz” e ativar a função.
Para finalizar o processo, basta escolher o idioma de preferência para as transcrições — português, espanhol, russo, hindi e inglês.
Em seguida, para testar o funcionamento da ferramenta, basta tocar e segurar sobre uma mensagem de voz em qualquer conversa e selecionar a opção “Transcrever”.
As primeiras informações sobre a funcionalidade começaram a surgir ainda em 2021. Na ocasião, uma série de vazamentos revelaram que a companhia estava trabalhando em uma ferramenta de transcrição de áudios que não tinha data para ser lançada. Porém, alguns meses depois, o projeto foi abandonado pela empresa.
Por fim, a função ressurgiu em 2023 em testes para integrantes do programa beta no iOS e demorou bastante para chegar à plataforma rival. Só no primeiro semestre deste ano o recurso apareceu no Android, mas, mesmo com a demora, isso foi um indicativo de que a Meta tinha planos para lançar a ferramenta — o que se concretizou oficialmente nesta semana.
Por Vinicius Marques