O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (13), novos recursos de segurança, que serão implantados nos próximos meses.
Ao todo, são três novidades: proteção de conta, verificação de dispositivo e códigos de segurança automáticos. Entenda mais sobre cada um deles abaixo.
Proteção de conta
Uma atitude muito comum entre donos de smartphones é a mudança de aparelhos, especialmente por conta de sua rápida defasagem hoje em dia. Consequentemente, os usuários do WhatsApp precisam migrar o aplicativo para o aparelho novo.
Atualmente, esse procedimento não requer muito esforço. Contudo, para aumentar a segurança, a Meta vai pedir uma autorização para a migração no antigo aparelho. Portanto, se você for formatar ou dar seu smartphone mais velho, não se esqueça de, antes de mais nada, instalar o WhatsApp no aparelho novo e realizar o procedimento. Segundo o mensageiro, “este recurso pode alertar você sobre uma tentativa não autorizada de transferir sua conta para outro dispositivo”.
Verificação de dispositivo
Para prevenir ataques de malwares que podem utilizar o WhatsApp indevidamente (enviando mensagens infectadas/indesejadas para contatos do usuário do smartphone infectado, por exemplo), o mensageiro passará a ter várias novas verificações para autenticar as contas do app (sem precisar de intervenção do usuário) e proteger a integridade do WhatsApp em caso de infecção.
- O novo recurso de segurança criptográfica para verificar automaticamente uma conexão segura com base na transparência da chave;
- O recurso não requer ações ou etapas adicionais dos usuários e ajuda a garantir que a conversa seja segura;
- As principais soluções de transparência “ajudam a fortalecer a garantia que a criptografia de ponta-a-ponta oferece a aplicativos de mensagens pessoais e privados de maneira transparente e disponível para todos”, disse a empresa.
Códigos de segurança automática
Há alguns anos, os usuários podem usufruir do recurso de verificação de código de segurança, que ajuda a garantir que você está conversando com o destinatário pretendido. Atualmente, você pode verificar isso manualmente, basta acessar a aba Criptografia nas informações de um contato.
Para tornar este processo mais fácil e acessível para todos, o WhatsApp está implementando recurso de segurança baseado em processo chamado “transparência essencial”, que permite verificar automaticamente se uma conexão é segura. Quando você clicar na aba Criptografia, poderá verificar imediatamente se a sua conversa pessoal é segura.
- O novo recurso de segurança criptográfica verifica automaticamente uma conexão segura com base na transparência da chave;
- Ele não requer ações ou etapas adicionais dos usuários e ajuda a garantir que a conversa seja segura.
Texto: Rodrigo Mozelli