quinta-feira,21 novembro, 2024

Webinar ressalta a importância do dado e discute como a LGPD pode ser uma aliada da transformação digital 

A Inovally, empresa especializada em inteligência de dados para a gestão pública, realizou, nesta quarta-feira (17/07) um webinar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para além dos seus aspectos legais, destacando que ela representa uma oportunidade para a transformação dos órgãos públicos.  

No Brasil, desde que a LGPD entrou em vigor em 2020, frequentemente fala-se da obrigatoriedade no contexto legal, mas a implementação de um tratamento de dados seguro e atualizado impulsiona mudanças significativas nos órgãos públicos.  

Henrique Rocha, Especialista em Direito Digital e Compliance, durante a sua fala, deixou claro a importância do dado atualmente:  

“O dado é o recurso mais valioso do mundo, especialmente envolvendo novas tecnologias. Costumo dizer que dado não é mais o petróleo, já passou a ser urânio, já que é muito valioso, mas também pode ser extremamente perigoso se não for tratado de forma adequada”. 

Além da proteção de dados pessoais dos cidadãos, que é o foco principal da Lei, a transparência fortalece a confiança pública e melhora a participação do cidadão. A conformidade também exige que as instituições revejam e frequentemente otimizem seus processos de coleta, armazenamento e processamento de dados. Essa revisão pode levar à eliminação de processos redundantes ou desatualizados, tornando a administração mais eficiente e ágil. 

“O mapeamento de dados permite conhecer o agente público como um todo, então é possível verificar quais são as questões de segurança que estão envolvidos, se há mecanismos de segurança, se há adequação quanto à segurança da informação, que envolve o agente público como um todo”, explicou Vilmar Machado, consultor em LGPD e DPO (Data Pretection Officer) que atua com foco no setor público durante sua fala no webinar.  

A Lei também é fundamental para promover inovação dentro dos órgãos públicos, pois a adoção de novas tecnologias e métodos pode abrir caminho para a introdução de soluções tecnológicas mais avançadas em outras áreas de serviço público.  

A implementação da Lei pode promover uma maior colaboração entre diferentes órgãos e entidades do governo, uma vez que a padronização das práticas de proteção de dados facilita o compartilhamento seguro de informações. Isso pode levar a uma maior coordenação e cooperação em projetos e políticas de interesse comum. 

Outro fator é que a conformidade com padrões internacionais de proteção de dados pode melhorar a posição de um país ou de seus órgãos públicos no cenário global. Isso é relevante em contextos de cooperação e negociações que envolvem a troca de dados sensíveis entre países. 

Em resumo, enquanto a LGPD impõe certas obrigações, ela também oferece uma oportunidade valiosa para que os órgãos públicos não apenas cumpram com a lei, mas também aproveitem para revisar e aprimorar suas operações de maneira que beneficiem tanto a administração pública quanto os cidadãos. 

Além de Henrique Rocha e Vilmar Machado, participaram do webinar os especialistas da Inovally Lorena Santos e Bruno Magalhães, que ofereceram insights valiosos sobre o tema. O webinar foi transmitido pelo Youtube e está disponível para inscritos em: https://inovally.com.br/eventos/.  

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

LEIA MAIS

Recomendados