A Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, proprietária do Google, anunciou na quinta-feira (30) que deu mais um passo rumo a uma frota totalmente elétrica. A companhia comunicou que irá descontinuar as suas vans híbridas em Phoenix, no Arizona (EUA), e irá colocar o Jaguar I-PACE no lugar, tornando sua frota totalmente elétrica até o final de abril.
Reforçando as vantagens ambientais da transição para veículos elétricos, a companhia disse em comunicado que está ansiosa para divulgar os resultados dos benefícios quando estiverem disponíveis. O sistema Driver IA de quinta geração também está sendo disponibilizado na região americana.
De acordo com o Engadget, como os carros da Waymo são muito mais ativos do que os carros particulares, a mudança para os EVs deve ter um impacto perceptível nas emissões. A Waymo acrescentou, inclusive, que usa energia renovável para alimentar os carros elétricos, mais uma medida sustentável da empresa.
A Waymo lançou o ‘Waymo One’ em Phoenix em 2018, mas só expandiu mesmo após 2021, quando começou a oferecer viagens em San Francisco usando o I-Pace. O serviço também começou a ser testado em Los Angeles no mês passado, alavancando ainda mais o alcance da frota.
Waymo e demissões
Contudo, apesar do sucesso em seu objetivo de ter uma frota 100% autônoma e elétrica, a companhia não escapou da rodada de demissões que o setor de tecnologia enfrenta. A empresa reduziu, no começo de março, 8% de sua força de trabalho, o equivalente a 137 funcionários. Ao todo, a Waymo já demitiu 209 funcionários este ano.
Fonte: Olhar Digital