Uma característica profissional não pode ser deixada de lado e, no mercado do trabalho, é altamente valorizada. Trata-se da empregabilidade, conhecida também por employability (em inglês), que é a habilidade de se manter em um emprego ou cargo específico.
Para Gabriela Mative, Head da Adecco Staffing, divisão do Grupo Adecco, líder mundial em RH, a empregabilidade envolve práticas que não apenas ajudam a conquistar um emprego, mas também a mantê-lo e evoluir profissionalmente. “É uma combinação de habilidades, atitudes e características como adaptação, conhecimentos técnicos, soft skills, idoneidade, entre outras, que fazem um profissional se destacar no ambiente de trabalho”, aponta.
Uma das principais dicas para fortalecer a empregabilidade é a busca constante por aprendizado e desenvolvimento. “O profissional que se atualiza e adquire novas habilidades se torna mais valioso para as empresas e mais atraente para os recrutadores”, ressalta Gabriela. “Fazer cursos, workshops e buscar certificações relevantes na área são passos essenciais”, aponta.
Outro ponto é a capacidade de adaptação, especialmente ao ingressar em um novo ambiente de trabalho. “O mundo, assim como o mercado, está sempre mudando, evoluindo, especialmente com o boom tecnológico dos últimos tempos. Quem consegue se adaptar a mudanças e novas demandas garante maior empregabilidade”, explica a especialista. Isso inclui a disposição para assumir novos desafios e responsabilidades, o que demostra a versatilidade do profissional.
Além disso, a construção de uma rede de contatos sólida é fundamental, tanto para quem já está empregado, como para quem está em busca de novas oportunidades. “Participar de eventos do setor e manter conexões profissionais são estratégias importantes para ampliar a empregabilidade e com isso ter mais chances de conquistar um novo emprego ou garantir uma promoção e/ou aumento”, aconselha Gabriela. “A colaboração com colegas de trabalho e a construção de relacionamentos positivos também contribuem”, aponta.
Gabriela destaca a importância de demonstrar proatividade. “Profissionais proativos são percebidos como mais engajados e comprometidos”, orienta. Ela ainda encoraja a busca de feedback constante. “Isso faz com que se possa fazer os ajustes necessários e, por consequência, aumentar a empregabilidade ao se sentir mais preparado”, conclui.
Sobre o Grupo Adecco
Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.
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