sexta-feira,22 novembro, 2024

Vivo leva à Agrishow conectividade e soluções digitais baseadas em Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo marca presença na Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, com seu robusto ecossistema digital que parte da conectividade e se complementa por soluções digitais baseadas em Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data, com foco no aumento de eficiência e produtividade e redução de custos ao produtor rural.

A Vivo é uma das empresas do setor que mais investem no País. No ano passado, o volume total de investimento chegou a R$ 9,5 bilhões, com foco majoritário na expansão das melhores opções de conectividade móvel do mercado, com 4,5G e 5G, e fixa, com fibra. Sua cobertura móvel alcança mais de cinco mil municípios brasileiros, cobrindo 96% da população com 4G.

No mercado corporativo, a Vivo ultrapassa a marca de 1,5 milhão de empresas atendidas e o agronegócio é setor-chave à companhia. Sua linha de negócio, o Vivo Agro, se baseia na cocriação, em parceria com o produtor rural. A estratégia da empresa está em levar tecnologia para agilizar todas as partes da operação, oferecendo aos produtores rurais um ambiente digital que pode ser consultado de qualquer lugar a qualquer momento, com informações detalhadas e insights para a melhor tomada de decisão.

“A conectividade é a base de tudo, mas vamos além e evoluímos nossa proposta de orquestrador deste poderoso ambiente digital de soluções, reunindo conhecimento técnico, experiência e aportando inovação aos projetos, graças ao vínculo que temos com o universo de startups e parceiros. Entregamos informações valiosas sobre as mais importantes variáveis na operação agropecuária, gerando alertas para um gerenciamento estratégico do negócio em tempo real e maior eficiência operacional”, explica Diego Aguiar, diretor de Operações da Telefónica Tech IoTCo/Vivo Empresas.

Ambiente digital:

A resposta positiva do agronegócio e dos demais setores industriais está diretamente ligada às receitas da Vivo em serviços digitais B2B que, em 2022, alcançou R$ 2,7 bilhões, valor 29% superior, quando comparado a 2021. Destaque ao crescimento de aplicações em cloud computing, de 79%, e de IoT, de 24%. O portfólio rural conta, além da conectividade, com soluções de captação de dados detalhados de microclima, dados da operação de todos e quaisquer maquinários, dados conjuntos e individualizados de operações pecuárias, além parcerias com universidade e startups. Destaque para:

Vivo Maquinário Inteligente: Solução de gestão operacional dos maquinários pesados utilizados no manejo das culturas. A aplicação, acoplada dentro da cabine (tratores, colheitadeiras e colhedoras), capta informações de telemetria dando ao agricultor total autonomia na gestão e controle de seu maquinário no campo. Todos os dados lidos são enviados para uma plataforma em nuvem, podendo também ser gerenciados localmente via aplicativo, tudo em tempo real.

Vivo Clima Inteligente: solução baseada em estações meteorológicas para apoiar o agricultor na tomada de decisão sobre o melhor momento para as atividades de manejo, plantio e colheita na fazenda. Os agricultores têm acesso a todas essas informações em tempo real e em qualquer lugar. A tomada de decisão será mais rápida, mitigando riscos e aumentando a produtividade na fazenda.

Gestão Pecuária: solução que beneficia diretamente o processo agropecuário. Trata-se de uma plataforma de gestão pecuária de corte e leiteira que centraliza e apresenta indicadores de manejo por meio de dados gerados a partir de dispositivos, como brincos eletrônicos, bastão, balança e cerca, aplicados no campo e conectados aos animais. Com a solução, o manejo do animal pode ser gerenciado por meio de uma plataforma web ou app móvel. É possível também acompanhar o desenvolvimento individual do animal, aumentando a produtividade. Além disso, é possível integrar o serviço com outros dispositivos IoT já instalados em campo.

Drone Pro: drones de pulverização de aéreas totais ou parciais em lavouras de pequenas e médias propriedades agrícolas. A solução proporciona uma aplicação mais localizada de defensivos e outros insumos biológicos na lavoura, sendo bastante indicado para o produtor rural que precisa pulverizar em qualquer fase do ciclo, principalmente nas etapas que apresentam problemas de acesso de máquinas tradicionais após o crescimento da planta.

A Vivo ainda conta ainda com redes específicas para suportar soluções e dispositivos IoT (NB-IoT e LTE-M) que podem ser formatadas para cada necessidade do campo ou da agroindústria. Os produtores rurais podem optar pela tecnologia que melhor atende as suas necessidades, garantindo aos dispositivos conectados maior autonomia de bateria, operação mais eficiente e rede dedicada. Enquanto a rede NB-IoT responde melhor por dispositivos estáticos, com aplicações de sensoriamento do clima, como temperatura ambiente, umidade do solo e incidência solar, tipicamente utilizadas em estações meteorológicas, a tecnologia LTE-M apresenta melhor performance em aplicações que demandam mais mobilidade, como telemetria de maquinários agrícolas.

A Vivo também conta com um portfólio estabelecido de Redes Privativas, solução que que cria uma rede exclusiva para a empresa, serviço que lidera no setor e que vem se mostrando como importante vetor para fomentar a digitalização agroindustrial. As Redes Privativas têm e terão papel preponderante na materialização de iniciativas que aceleram a digitalização agroindustrial, inserindo tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e analytics dentro do campo, proporcionando ganho de eficiência desde o início do cultivo.

E para facilitar o acesso às soluções, recentemente a Vivo concluiu uma parceria com o Broto, plataforma digital do Banco do Brasil dedicada ao agronegócio. Criada para facilitar o acesso do produtor rural às mais variadas soluções – inclusive as voltadas à agricultura de precisão – a plataforma passará a contar com produtos do portfólio Vivo para o campo. A parceria facilitará o acesso aos serviços e soluções desenvolvidas especialmente para atender o setor, com acesso facilitado às linhas de crédito do Banco do Brasil, maior financiador do setor, e às proteções da BB Seguros.

Fonte: Fato Relevante

Por: Portal do Agronegócio

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados