Diretora revela a história da plataforma e conta como a pandemia afetou as produções audiovisuais no Brasil.

Diretora e fundadora da Inffinito Viviane Spinelli atua há 25 anos na realização de festivais de cinema, produção de eventos culturais, ações de capacitação, experiências em sustentabilidade e produção de conteúdo audiovisual para cinema e TV. Em entrevista para o 360NEWS fala das dificuldades do cinema brasileiro, do cenário atual e das perspectivas pós pandemia.

Diante da crise sanitária mundial as sócias Viviane, Claudia e Adriana Dutra tiveram que investir em novos projetos para manter o público e respeitar as diretrizes de distanciamento social, investiram em uma plataforma de streaming para exibição de filmes brasileiros em território nacional e no mundo, com o diferencial de realizar mostras de profissionais renomados, mostra temáticas e festivais.

A pandemia só acelerou esse sonho e em maio de 2020 inaugurou a primeira mostra nessa plataforma, com 15 filmes nacionais e mais de 30.000 usuários conectados, um verdadeiro sucesso segundo as fundadoras. No mês seguinte exibiram a mostra MULHERES +, com filmes dirigidos e produzidos só por mulheres, com acesso liberado em todo o mundo, milhares de visualizações do Canadá até na China abrilhantaram essas primeiras estreias.

A plataforma também sediou o primeiro festival de cinema brasileiro totalmente online, com premiações para documentários, longas e curtas metragens concorrendo ao prêmio Lente de Cristal.

Em razão dos direitos autorais o festival foi disponibilizado apenas para os territórios americanos, abrangendo de Porto Rico ao Alaska e até o Havaí. Ainda no ano passado exibiram produções do diretor, produtor e roteirista de cinema e televisão Antônio Carlos da Fontoura.

Este ano iniciou com a segunda edição do “MULHERES + do áudio visual” que devido ao repetido sucesso entrou no calendário anual de eventos do novo canal. O êxito da mostra, segundo as idealizadoras, são os grandes talentos brasileiros femininos como Sandra Werneck, Lúcia Morato, Gabriela Amaral também novas estreantes na produção e direção cinematográfica.

Em junho com a flexibilização americana já foi possível realizar de forma híbrida o 25º Inffinito Brazilian Film Festival, com o público presente nas salas de cinemas e eventos nas cidades de Miami Beach e Nova York, com transmissão online e no Canal Brasil, atingindo a incrível marca de 900.000 telespectadores no veículo do Grupo Globo. Viviane ressalta que todos os presentes tiveram que apresentar a carteira de vacinação ou realizar o teste “in loco” para Covid-19.

O canal de streaming não parou mais, exibindo na sequência filmes que foram marcados com grandes atuações, a exemplo mostra da atriz Marieta Severo e já conta com uma programação permanente. Esses canais digitais, segundo a fundadora, como também a Netflix e o Amazon compraram as produções nacionais mantendo a cadeia produtiva do cinema brasileiro e apoiando as futuras produções de audiovisual.

Para mais informações acesse www.inff.online

Por Ricardo Blanco e Ariel França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui