Considerada uma das habilidades mais procuradas no mercado, a alfabetização de dados é o tema do primeiro episódio do videocast lançado pelo Grupo Take 5, especialista em educação corporativa à distância. Conduzida por Elaine Resende, sócia-diretora de Engajamento e Gestão, e Felipe Labeca, sócio-diretor da Take 5 Lab, a estreia do “Take 5 Lounge” contou com a participação de Cesar Ripari, diretor de pré-vendas da América Latina da Qlik, e Gustavo Ferreira, coordenador de BI da Vivara.
Os convidados compartilharam os conhecimentos teóricos e práticos deste assunto que tem revolucionado a forma de trabalhar das empresas em todo o mundo, incentivando os ouvintes a de fato se alfabetizar, ou seja, a serem capazes de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com dados. O episódio está disponível no canal do YouTube do Grupo Take 5.
No episódio, os executivos conversaram sobre os termos deste glossário peculiar dos dados e BI (Business Intelligence), e sobre o fato de que as empresas mais bem-sucedidas do mundo têm investido tempo e recursos para tornar realidade a melhor utilização dos dados no dia a dia.
Um estudo da Qlik mostra, porém, que há ainda um longo caminho a percorrer. Denominado “Data Literacy: The Upskilling Evolution (Alfabetização de Dados: A Evolução da Requalificação)”, o relatório foi desenvolvido em parceria com The Future Labs, combinando entrevistas e pesquisas com mais de 1.200 executivos globais c-level e 6.000 funcionários de empresas em sete países. Entre as conclusões, estão:
- 58% dos funcionários entrevistados acreditam que a alfabetização de dados os ajudará a mantê-los relevantes em suas funções com a inteligência artificial;
- 85% dos executivos acreditam que a alfabetização de dados se tornará tão vital no futuro quanto é hoje a capacidade de usar um computador;
- 89% dos executivos esperam que todos os integrantes da equipe possam explicar como os dados influenciaram suas decisões;
- 35% dos funcionários relataram que mudaram de emprego nos últimos 12 meses porque seu empregador não estava oferecendo oportunidades suficientes de capacitação e treinamento.
- Além disso, 21% dos funcionários ouvidos acreditam que sua empresa busca um ambiente de trabalho mais automatizado e orientado a informações. No entanto, apenas 11% deles se sentem totalmente confortáveis com o seu nível de alfabetização de dados.
“O Brasil é um grande consumidor de podcasts e videocasts, por isso tomamos a decisão de lançar o Take 5 Lounge, abrindo a nossa sala para o mundo inteiro entrar e sentar com a gente, enquanto a gente oferece o que temos de melhor e precisa ser compartilhado, que é o conhecimento para transformar a realidade das pessoas e instituições. Estamos felizes em apresentar esta primeira edição, e ansiosos pelas próximas”, diz Alceu Costa Junior, sócio-fundador e CEO do Grupo Take 5.