domingo,24 novembro, 2024

Varejistas e bancos participam de megacampanha de negociação de dívidas

Varejistas como Boticário, Riachuelo e Via, e bancos como Bradesco, Itaú e BTG participam de uma megacampanha de negociação de dívidas promovida pela Serasa neste mês de agosto. A lista completa das 45 empresas participantes está disponível no site da campanha.

Os consumidores terão a oportunidade de parcelar mais de 48 milhões de débitos em até 36 vezes sem juros com descontos de até 90%. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, afirma Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome.

A empresa fez uma pesquisa com 2.645 endividados de todo o País. O levantamento mostrou que descontos e parcelamentos sem juros são os maiores motivadores para o consumidor quitar suas dívidas.

A gerente do Serasa Limpa Nome, Segundo Aline Maciel, destaca que a campanha também é uma solução buscada pelas empresas para que os brasileiros endividados possam recuperar o poder de compra sem impactar a renda mensal.

“Quando um inadimplente renegocia o débito, a dívida sai do seu nome logo após pagar a primeira parcela, o que o auxilia a retomar crédito”, explica Aline. “A ação foi a maneira que as empresas envolvidas encontraram para conter a alta da inadimplência”, complementa.

Mapa da Inadimplência 

O Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa Experian mostra que o crescimento da inadimplência no Brasil desacelerou em junho, com aumento de 200 mil novos inadimplentes no mês frente à média de 400 mil registrada nos meses anteriores.

Apesar da desaceleração, o indicador de inadimplência ainda é alto, com 66,8 milhões de brasileiros com o nome restrito.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os consumidores tiveram mais acesso a recursos financeiros no período, o que pode explicar esse avanço mais tímido da inadimplência no País. “A antecipação do 13º salário dos aposentados e os saques especiais do FGTS, por exemplo, possivelmente atenuaram a trajetória de crescimento da inadimplência, pelo menos no mês de junho.”

Em relação aos tipos de dívidas, o segmento de bancos e cartões permanece com a maior parte das contas atrasadas (27,8%), seguido de Utilities, contas básicas como água, gás e luz, (22,6%). Financeiras e Varejo vêm em seguida com, respectivamente 13,2% e 12,5% dos inadimplentes. Serviços (10,5%), Telefonia (7%) e Securitizadoras (2,2%) terminam o ranking de dívidas por setor.

As ofertas da megacampanha promovida pela Serasa não aplicam juros sobre o acordo de parcelamento, mas podem conter juros relativos ao atraso de pagamento.

Disponível nos canais digitais, a ação também pode ser negociada presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo País que oferecem as condições e os descontos especiais da campanha mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

Imagem: Shutterstock

Por: Mercado e Consumo

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados