Segundo pesquisa 74% dos varejistas aumentaram a receita com tecnologia; CEO da Minha Quitandinha dá dicas para uso da ferramenta no gerenciamento de lojas

De acordo com a 5ª edição do estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, elaborado pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com o OasisLab Innovation Space, 74% dos varejistas afirmam que com o investimento em tecnologia alcançaram o aumento da receita e 64% dos players, citam que expandiram o valor da empresa. Ainda conforme o estudo, 56% declara que a principal área de investimento em tecnologia é a de dados.

Neste cenário, em que a tecnologia se apresenta como grande diferencial competitivo no setor varejista, Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, destaca que a análise de dados é a chave para o sucesso das operações. “Com dados bem ordenados, é possível extrair informações valiosas sobre clientes, produtos, vendas e tendências do mercado, de modo que as empresas podem tomar decisões estratégicas e inteligentes, baseadas em fatos e não em suposições”, explica o executivo.

Para auxiliar quem deseja otimizar o gerenciamento das operações por meio da tecnologia, o CEO da Minha Quitandinha lista cinco dicas, confira:

Invista em um software para coleta de dados

Segundo Mauri, ter um sistema automatizado que captura e organiza os dados de forma estruturada é crucial para uma análise eficaz. “As informações devem ser armazenadas em um formato consistente e acessível, permitindo que sejam facilmente estudadas e interpretadas”, elucida.O executivo enfatiza que desta forma é possível otimizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência da jornada de compra.

Analise o comportamento do cliente

Aproveite as informações fornecidas pelo sistema automatizado para identificar o perfil dos consumidores, isso pode ser feito por meio do estudo das preferências e hábitos de compra. “Entender o perfil e os desejos dos clientes é crucial. Além da análise de informações coletadas, pesquisas de satisfação e feedbacks contínuos ajudam a atender às expectativas dos consumidore”, enfatiza Guilherme.

Monitore as vendas e potencialize o mix de produtos

Por meio do estudo de dados coletados, pode-se acompanhar o desempenho das mercadorias, identificando tendências e otimizando campanhas de marketing. Um mix de produtos bem planejado é vital para atrair e manter clientes. “A tecnologia viabiliza que a  curadoria de produtos seja precisa, focando nas necessidades e preferências locais. Isso não só aumenta a satisfação do cliente, mas também reduz desperdícios, uma vez que, ao invés de uma oferta vasta e, muitas vezes, avassaladora, os consumidores encontram uma seleção curada de produtos que realmente fazem sentido para eles. Esse foco na proximidade e na personalização ajuda a melhorar a experiência de compra”, esclarece o executivo.

Faça o rastreamento de estoque

Com a aplicação de soluções de Inteligência Artificial (IA), é possível aperfeiçoar os níveis de estoque, reduzir custos e assim, evitar rupturas. “Erros humanos e desperdícios de produtos podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros de um estabelecimento varejista. Desta forma, a automação ajuda a minimizar esses problemas, permitindo um gerenciamento mais preciso de inventário, precificação e controle de validade de produtos. Além disso, sistemas automatizados de pedidos garantem que os produtos estejam sempre disponíveis, evitando a perda de vendas devido à falta de estoque”, explica Mauri.

Automatize a precificação

Por último, o CEO afirma que também com uso de IA, é viável realizar a gestão da precificação de produtos, isso porque a tecnologia ajuda na identificação de mercadorias que tiveram um aumento de preço de compra, e assim, podem ter um valor mais alto para não impactar negativamente a margem do varejista ou, ainda, indicar quais itens precisam ter um preço mais baixo para que os consumidores os adquiram com mais frequência. “Automatizar a precificação é fundamental, pois, definir preços competitivos, maximizam o lucro do varejista”, finaliza.

Sobre a Minha Quitandinha 

A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o propósito de proporcionar conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais. Como potencializador de fidelização, passa a explorar um novo conceito: o mercado de super proximidade, que aposta no protagonismo do consumidor e no investimento constante em tecnologias de ponta para oferecer um atendimento cada vez mais assertivo e personalizado.